Hospital Regional de Santarém utiliza máscaras de mergulho no tratamento da Covid-19

Método não invasivo auxilia no tratamento, evitando a necessidade de intubação de pacientes com o novo coronavírus

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), gerenciado pela Pró-Saúde em Santarém, iniciou uma experiência inovadora: o tratamento respiratório de pacientes com a Covid-19 por meio da utilização de máscaras de mergulho, adaptadas para encaixarem em respiradores. A ideia surgiu na Itália e começou a ser desenvolvida no Brasil, após doações de máscaras feitas pela empresa Decathlon.

O HRBA, unidade do governo do Estado do Pará, é reconhecido como um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil, sendo referência para uma população de 1,3 milhões de pessoas residentes em 30 municípios do Oeste do Pará. O Hospital foi uma das unidades da região Amazônica contempladas com a doação das máscaras de mergulho, que foi articulada pelas ONGs Expedicionários da Saúde, Projeto Saúde e Alegria e Motirô.

Os dispositivos foram adaptados para serem usadas por pacientes que tem síndrome respiratória por Covid-19. Após passarem por testes pela equipe de Fisioterapia do HRBA, os dispositivos apontaram resultados satisfatórios, e já estão sendo utilizadas na unidade desde o último dia 13.

As máscaras são utilizadas em conjunto com um Bipap, aparelho de ventilação não invasiva. O método têm o objetivo de retardar, ou até mesmo evitar, a intubação orotraqueal dos pacientes da Covid-19. O sistema, além de proporcionar aos pacientes melhora dos sintomas, também protege os colaboradores, uma vez que não provoca dispersão de aerossóis contaminados no ar ambiente devido a existência de filtros, ou seja, o ar que passa pela máscara proveniente do Bipap, sai filtrado e descontaminado.

O médico otorrinolaringologista e diretor Técnico do HRBA, Epifanio Pereira, explicou como o dispositivo funciona: “A inspiração do oxigênio permite que o pulmão passe por uma expansão. Com o Bipap o oxigênio entra nos pulmões com maior pressão e desta forma contribui para melhorar as trocas gasosas dos pacientes. A Covid-19 promove um processo inflamatório no tecido pulmonar que resulta em dificuldade para respirar, e o dispositivo permitirá o alívio deste desconforto respiratório, fazendo com que o paciente diminua, ou não evolua, para a intubação orotraqueal”, afirma.

No momento, as máscaras estão atendendo três pacientes da unidade. Elas são indicadas conforme necessidade do paciente e quadro clínico de cada um. Após uso por 24 horas, elas passam por higienização. O equipamento é de fácil manuseio e pode ser reutilizado por outros pacientes após a higienização.

O diretor Hospitalar, Hebert Moreschi, agradeceu as doações e ressaltou os ganhos para a população. “O HRBA, os profissionais e a população do Oeste do Pará agradecem aos Expedicionários da Saúde e o Projeto Saúde alegria pela doação desses dispositivos. Embora tenhamos iniciado esses testes recentemente, estamos bem otimistas com os resultados dessa ferramenta no combate à pandemia do novo coronavírus”.

Leitos para covid-19 no HRBA

O HRBA é certificado pela Organização Nacional de Acreditação com o nível máximo de qualidade, a ONA 3 – Acreditado com Excelência. A unidade presta atendimento 100% gratuito e é referência no tratamento de casos da Covid-19 na região. A unidade conta com 153 leitos e, com as adequações feitas, possui agora 49 leitos exclusivos para atendimento aos casos da doença, que estão divididos em 27 leitos de UTI Adulto, quatro leitos de UTI Pediátrica, três leitos de UTI Neonatal e 15 leitos de Enfermaria.

Até a manhã desta terça-feira (19/5), o HRBA já alcançou a marca de 30 pacientes recuperados após internação relacionada ao novo coronavírus.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde