Hospital Regional de Santarém no clima do Natal

Com o plantio de Pinheiro, Papai Noel chegando com ciclistas e entrega de presentes, o clima natalino invadiu a unidade nesta quinta-feira e fez a alegria das crianças

A Programação de Natal do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, contou com várias surpresas na noite desta quinta-feira (6). A ação teve a ilustre presença do Papai Noel, interpretado por Simplício Miulk, que chegou pilotando um triciclo, acompanhado pelo grupo de ciclistas Carcará, transmitindo uma mensagem de incentivo à prática de atividades físicas.

Outro ponto importante da programação foi o plantio de um pinheiro, que será utilizado como árvore de Natal sustentável nos próximos anos. A ação contou com ajuda das crianças que estão em tratamento contra o câncer no HRBA.

As atividades da unidade, gerenciada desde 2008 pela Pró-Saúde, buscaram conscientizar sobre a importância da sustentabilidade por meio do tema “Um olhar sobre a natureza”, reforçando a mensagem de preservação ambiental.

“Essa época do ano é muito especial. Além de proporcionarmos um momento de amor e festa para as crianças que não podem comemorar o Natal com suas famílias em casa, as presenteamos com o Natal em família no HRBA. Como soma disso tudo, deixamos sempre uma mensagem de reflexão e a deste ano é o cuidado com o meio ambiente. Queremos que eles se sintam acolhidos num ambiente de amor, paz e reflexão”, reforça Hebert Moreschi, diretor Hospitalar do Regional.

As crianças que estão em tratamento ambulatorial participaram da programação, ao lado dos filhos dos colaboradores, e das crianças que estão internadas na unidade.

Edenora Alvarenga é mãe do pequeno Arthur Expedito, de 2 anos e 3 meses, que é morador do hospital desde que nasceu. “O Arthur ficou com paralisia cerebral em decorrência de várias paradas cardíacas. Hoje vesti ele de Papai Noel e descemos do leito para dar a chance de ele viver esse clima de Natal. Ele gosta muito de passear e gosta mesmo de estar aqui, brincando, sorrindo. O meu filho é uma dádiva de Deus, um milagre. Estamos nos divertindo”, compartilha.

A programação contou ainda com uma mensagem do Frei Francisco da Silva, da Ordem Franciscana, e do pastor Silvério Vorpágel, da Igreja Luterana. “Há motivos de sobra para agradecer. Mesmo estando internados, estão em um dos melhores hospitais da região, o que já é uma bênção”, reforça o pastor.

As crianças, seus familiares, e colaboradores do hospital entraram no clima de Natal com as apresentações musicais do Ministério Santa Cecília, do programa Escola da Vida do 4º Grupamento de Bombeiro Militar, e do saxofonista Narciso Frazão, que fez capela com as crianças que integram o projeto Amigos dos Anjos de Deus.

A animação da noite ficou por conta do Projeto Pequenos Clowns, da Companhia de Teatro José Dillon. “Acredito que todo artista tem que fazer sua arte com um objetivo. Através dos pequenos Clowns, que são pequenos palhaços, há 15 anos levamos a alegria para as pessoas. Aqui no Hospital Regional foi muito especial por conta do público. Estamos muito felizes porque sabemos que tocamos os corações das pessoas, e também fomos tocados. É algo que transformou nossa vida”, afirma a coordenadora do projeto, que também é paciente oncológica do HRBA, Ralieny Pereira.

Na ocasião, o projeto Amigos dos Anjos de Deus também realizou a entrega de brinquedos arrecadados em uma campanha destinada para as crianças que são atendidas pelo HRBA.

Sobre o HRBA

O Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna, em Santarém, é uma unidade referência no atendimento de média e alta complexidades para 21 municípios no Estado do Pará. No Norte do País, na região Amazônica, foi o primeiro hospital a obter o certificado da Organização Nacional de Acreditação com o nível máximo de qualidade, a ONA 3 – Acreditado com Excelência, sendo reconhecido como um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde