Hospital Regional de Santarém festeja Dia das Crianças

Programação especial contou com entrega de brinquedos, teatro de fantoches e PET Terapia

Em comemoração ao Dia das Crianças, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, proporcionou diversas atividades para as crianças que fazem tratamento na unidade.

Nesta sexta-feira (11), o projeto Criança Feliz do HRBA, em parceria com estudantes do Colégio São Raimundo Nonato, e do Centro Universitário da Amazônia (Unama), entregou brinquedos, fez apresentação de teatro com fantoches, e ainda realizou a PET Terapia – um momento especial das crianças com animais de estimação, que auxilia no bem-estar, na saúde emocional e física dos internados.

A programação da unidade, gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, teve como finalidade aliviar a rotina delicada que o tratamento médico exige, permitindo que as crianças minimizem o estresse e melhorem o estado emocional.

“O ambiente hospitalar lembra luta pela vida, principalmente para as crianças que são pacientes oncológicos. Quando trazemos pessoas de fora para interagirem, conseguimos que os pacientes se sintam melhores, brinquem, sorriam. O contato com os animais de estimação proporciona um efeito bastante positivo a elas. Dia das Crianças, é para celebrarmos a alegria e a vida. Com essas atividades, as crianças esquecem que estão em tratamento no hospital, e lembram que são crianças e que podem ter uma vida normal”, afirma o diretor Hospitalar, Hebert Moreschi.

Para a mãe Cristiane Mofardini Trindade, que acompanha a filha Pâmela Trindade, de 9 anos, no tratamento contra a leucemia, o resultado da ação no bem-estar da filha é perceptível. “Iniciativas como esta mudam muito a autoestima dela. A Pâmela ama animais, tinha muitos em casa, mas devido a doença, tivemos que ir diminuindo esse contato. Então esse momento para ela é de fato, uma ótima terapia”, relatou.

Doação de Livros

Os estudantes do colégio deixaram a programação com um brilho especial ao se caracterizarem de personagens que fascinam o imaginário das crianças: Alice no País das Maravilhas, Palhaço, Branca de Neve, Rainha de Copas e Unicórnio. O grupo de alunos, apesar de pequeno, conseguiu mobilizar a população, e arrecadou 200 livros de histórias infantis. As obras foram doadas ao projeto Ensino Cultura e Saúde, da Diretoria de Ensino e Pesquisa do hospital.

“Eles tiveram apoio total da escola, dos pais e da população. Percebemos que precisamos apostar no potencial dessa juventude. Ficamos felizes em poder estar aqui hoje e ajudar. Isso desperta nos alunos a solidariedade e a importância em colaborar com o próximo, doando um pouco de si”, afirmou a coordenadora pedagógica do colégio, Glaucilene Mota.

Família no HRBA

A sexta-feira também foi diferente para os filhos dos colaboradores da unidade, que puderam conhecer o ambiente de trabalho dos pais, por meio do Projeto Família no HRBA.

Na oportunidade, as crianças foram recebidas pelo diretor Hospitalar, receberam orientações de higienização correta das mãos, participaram de sessão cineminha, assistiram teatro de fantoches, e ao final, receberam uma fotografia impressa e no porta-retrato, de um registro com os pais.

Sobre o hospital

O Hospital Regional do Baixo Amazonas atende a uma população estimada em mais de 1,1 milhão de pessoas residentes em 20 municípios do Oeste do Pará. Público e gratuito, pertencente ao Governo do Pará e é gerenciado, desde 2008, pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde