Hospital Regional de Santarém confecciona mais de 1.500 máscaras de proteção

O Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém, iniciou no dia 20 de março a confecção de máscaras de proteção para serem utilizadas durante a pandemia do Coronavírus (Covid-19). O objetivo é distribuir o item para os acompanhantes e pacientes ambulatoriais.

A sala de costura do Setor da Lavanderia da unidade se transformou em um mini-indústria de produção. Desde então, em média, cerca de 200 máscaras são entregues por dia aos acompanhantes. Ao todo, mais de 1.500 já fora produzidas.

A alternativa adotada pelo hospital visa ampliar a segurança da população e ocorreu como medida preventiva, em decorrência da grande busca por máscaras no mercado.

A máscara produzida pelo HRBA foi testada pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), que com base em recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), atestou que o equipamento é eficiente e funciona como uma barreira física que impede a dispersão de gotículas.

O Regional do Baixo Amazonas é uma unidade do Governo do Pará, gerenciada pela Pró-Saúde, sendo uma das unidades de referência para o atendimento a casos graves de Covid-19, na região Oeste do Pará.

Atendimentos do HRBA em 2019

Atendendo a uma população estimada em R$ 1,3 milhões de pessoas, de 28 municípios da região oeste do Pará, o HRBA realizou 869.701 mil atendimentos em 2019, entre internações, cirurgias, consultas, exames e urgência e emergência. A unidade é reconhecida como um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil e certificado ONA 3 – Acreditado com Excelência – maior certificação nacional de acreditação hospitalar, que assegura o padrão de segurança e qualidade no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde