Hospital Regional de Santarém atende cerca de 500 pessoas em ação especial de prevenção no Dia Mundial do Rim

Unidade conta com um Centro de Terapia Renal Substitutiva, referência de atendimento na região Norte do País

Cerca de 40 profissionais, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares administrativos do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), gerenciado pela Pró-Saúde em Santarém, realizaram uma grande ação de prevenção, nesta quinta-feira (12), no comércio de Santarém. A ação ocorreu em lembrança ao Dia Mundial do Rim e beneficiou aproximadamente 500 pessoas com consultas médicas, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, cálculo do índice de massa corporal (IMC) e orientações quanto aos cuidados necessários para prevenir doenças renais crônicas.

O hospital pertencente ao Governo do Pará e presta atendimento 100% gratuito, sendo referência em alta e média complexidades para 1,3 milhões de pessoas, residentes em 28 municípios da região Oeste do Pará. A unidade conta com um Centro de Terapia Renal Substitutiva que atende pacientes de toda a região Norte do País, onde atualmente, 200 pacientes realizam hemodiálise e 30 em diálise peritoneal.

O aposentado Altamiro Fernandes de Freitas, 77 anos, foi um dos atendidos durante a ação. “Fiz um exame recente e o médico disse que eu tenho problemas renais, que posso estar com pedras nos rins. Vim aqui buscar orientações, saber como proceder. Este tipo de ação nos ajuda muito”, disse. Após aferir a pressão e fazer o teste de glicemia, Altamiro foi orientado pela equipe do HRBA sobre os fluxos de atendimento, que tem como porta de entrada a atenção básica.

De acordo com o censo de 2018 da Sociedade Brasileira e Nefrologia (SBN), atualmente, 120 mil brasileiros realizam tratamento de hemodiálise para tratar uma doença renal crônica. “Infelizmente a tendência é crescente e o Hospital Regional de Santarém realiza essa ação para despertar nas pessoas a importância de cuidar dos rins, alertando também quanto à prevenção da diabetes e a hipertensão, que são os principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença renal crônica. Portanto, ame seus rins, tenha hábitos saudáveis, beba bastante água, pratique atividades físicas e tenha uma alimentação saudável”, destaca a enfermeira Solange Quadros, supervisora do setor de Hemodiálise do HRBA.

Do total de pessoas que receberam atendimentos na ação desta quinta-feira, 60 foram diagnosticadas com diabetes e hipertensão.

Para a autônoma Maria Francilene Sousa, que tem histórico familiar de hipertensos, a ação possibilitou verificar se a saúde vai bem. “Eu ia passando, vi a ação e não perdi a oportunidade. Vim fazer os atendimentos porque a minha mãe é diabética, e tenho hipertensos na família. Sempre procuro fazer esses atendimentos, buscar informações, acompanhar a minha saúde e me prevenir de doenças como as do rim. Hoje a pressão está ok, a glicemia tá ok, tá tudo ok”, brincou, aliviada.

A ação fez parte da Campanha Saúde dos Rins para Todos. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) abordou o tema: Ame seus rins. Dose sua creatinina.

“É fundamental o diagnóstico precoce para evitar doença renal crônica. O exame de creatinina é o marcador das funções do rim. É um exame de rotina. No momento que for fazer seu check-up, peça para seu médico incluir a dosagem da creatinina. Quando o paciente apresenta problema renal, o rim, que filtra a creatinina, não consegue eliminar essa substância e ela aumenta no sangue. Se os níveis estiverem acima do limite de normalidade indicam doença renal”, alerta o médico nefrologista Emanuel Esposito, responsável de Centro de Terapia Renal Substitutiva do HRBA.

O HRBA realiza um trabalho permanente de informação e promoção à saúde. “Para a Pró-Saúde, impactar positivamente a vida da comunidade onde os serviços estão inseridos é uma prioridade. Por isso, buscamos sempre desenvolver ações e projetos que possibilitem essa integração e oferta de serviços e informação para todos”, ressalta o diretor Hospitalar do HRBA, Hebert Moreschi. A unidade é credenciada para a captação múltipla de órgãos e transplantes de rins. Até este mês, 57 transplantes de rins foram realizados pelo hospital, desde novembro de 2016.

Atendimentos em 2019

Reconhecido como um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil, o Hospital Regional de Santarém realizou 869.701 mil atendimentos em 2019, entre internações, cirurgias, consultas, exames e urgência e emergência. O HRBA é referência no Norte do Brasil quando o assunto é tratamento de câncer. Também é referência no ensino e pesquisa, sendo credenciado pelos Ministérios da Saúde e da Educação.

A unidade iniciou o ano de 2020 com uma importante conquista, a renovação da certificação de Acreditado com Excelência ONA 3, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) – maior certificação nacional de acreditação hospitalar.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde