Hospital Regional de Marabá lança 27ª campanha de doação de sangue

Em Marabá (PA), a família Sipaúba mostrou que a solidariedade é passada de geração para geração. Nessa segunda-feira (14/03), primeiro dia da 27ª Campanha de Doação Voluntária de Sangue do Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), mãe e filho doaram sangue pela primeira vez. Dona Maria Francisca foi quem sugeriu a ideia ao filho Aldeir Fernando e ao marido Antônio.

“Criei coragem para incentivar meu filho. É a primeira vez que eu doei sangue e estou muito feliz porque ajudarei a salvar a vida de alguém. Temos que ser solidários com o próximo. Qualquer um de nós pode precisar de sangue um dia”, comentou a dona de casa. Ao lado da poltrona dela, o filho a olhava admirado. “Além de ser um ato de solidariedade, eu quis acompanhar minha mãe para mostrar que não é complicado e não dói”, afirmou.
Irelson Simões de Castro também participou da campanha. “Infelizmente cada vez mais cresce o número de acidentes de trânsito. Essas vítimas podem precisar de sangue e temos que nos mobilizar para ajudá-las”, argumentou o estudante de Direito.

Doar sangue é um ato de amor que ajuda a salvar vidas. Uma única doação pode salvar até quatro adultos ou oito crianças. A coleta é simples, não traz riscos nem dor para o voluntário. Para ser um doador, é preciso estar em boas condições de saúde e bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e apresentar um documento oficial com foto, como carteira de identidade ou de habilitação. Menores de 18 anos precisam da autorização dos pais ou dos responsáveis legais.

Antes de doar sangue, é necessário passar por uma triagem para verificar pressão arterial, temperatura, peso, altura, dosagem de hemoglobina (para avaliação de anemia) e sintomas sugestivos da dengue, zika vírus e chikungunya. Caso tenha febre até sete dias após a doação, a pessoa deve informar o hemocentro.

A 27ª Campanha de Doação Voluntária de Sangue do HRSP será realizada até a próxima sexta-feira (18/03), no Hemopa Marabá, das 7h30 às 12h30. Nessa terça-feira (15/03), a coleta também poderá ser feita no Hospital Regional do Sudeste do Pará, das 8h às 17h. Anualmente, a unidade realiza três campanhas com o objetivo de contribuir para a reposição do estoque de sangue do hemocentro.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde