Hospital Regional de Marabá inaugura novas instalações da cozinha e refeitório

O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, inaugurou nesta semana, a nova cozinha e refeitório da unidade. As instalações, mais modernas e espaçosas, proporcionam segurança, conforto e qualidade alimentar.

Os novos setores da unidade, que pertence ao Governo do Pará e é gerenciada pela Pró-Saúde, ocupam uma área de 306m², que foi reformada e adaptada para abrigar o Serviço de Nutrição Dietética (SND), responsável pela produção e distribuição de refeições para todos os pacientes, acompanhantes e funcionários da instituição.

Com capacidade para preparar até mil refeições por dia, a nova cozinha da unidade é equipada com coifas, fornos de alta tecnologia, sistemas de combate a incêndio, exaustores, câmaras frias e demais equipamentos de limpeza, sanitização e qualidade, que garantem que as refeições sejam preparadas com altos padrões de higiene.

Segundo Izailson Alves, gerente de apoio do HRSP, a nova cozinha contribuirá para a evolução da assistência médica, bem-estar e recuperação dos pacientes. “O novo setor conta com sistemas de monitoramento de temperatura, que garantem a conservação adequada durante todo o processo de preparação, evitando a proliferação de microrganismos e garantindo a integridade alimentar de todos”, explica.

Aline Assunção, nutricionista líder do SND, destaca que cerca de 40 profissionais altamente capacitados, incluindo cozinheiros, auxiliares, copeiras e nutricionistas, trabalham em equipe para oferecer uma alimentação de alta qualidade aos pacientes.

“As refeições servidas na unidade são preparadas com rigorosos critérios de segurança alimentar e nutricional. Nos preocupamos em fornecer uma alimentação equilibrada e saborosa para nossos colaboradores e pacientes, de acordo com as recomendações médicas. A nova cozinha vai assegurar a continuidade da excelência em nossa produção”, destaca a nutricionista.

Além da cozinha, o hospital também ganhou um novo refeitório com capacidade para acomodar cerca de 35 pessoas. Amplo e climatizado, o ambiente é mais confortável e acolhedor para a realização das refeições.

Valdemir Girato, diretor Hospitalar do HRSP, destaca que a nova estrutura do SND traz benefícios para o trabalho dos profissionais envolvidos, com equipamentos mais modernos e eficientes, sendo mais uma ação do hospital em busca de melhorias contínuas para oferecer um atendimento cada vez mais humanizado e de qualidade.

“Além de oferecer refeições saudáveis, as novas instalações do setor de nutrição melhoram a eficiência da preparação e distribuição de alimentos no hospital. Este investimento valoriza e proporciona um serviço de nutrição adequado para a recuperação dos pacientes, reforçando o nosso compromisso em oferecer um ambiente seguro e confortável para todos”, enfatiza o gestor.

Modernização e ampliação

Nos últimos anos o Hospital Regional do Sudeste do Pará recebeu, por meio da Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa), investimentos que possibilitaram a modernização e ampliação da unidade, como a implantação dos serviços de hemodiálise e hemodinâmica, aquisição de um aparelho de ressonância magnética, novo almoxarifado e equipamentos para Unidade de Terapia Intensivo (UTI) Neonatal. Há ainda a construção da ala oncológica da unidade, que está em andamento e têm previsão de conclusão para este semestre.

Sobre o Hospital
O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso, localizado em Marabá, interior paraense, foi inaugurado em outubro de 2006 e, desde então, é gerenciado pela Pró-Saúde, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A unidade atua como referência para média e alta complexidade, e possui perfil de atendimento com foco nas especialidades de neurocirurgia, traumatologia, ortopedia, urologia, neonatal, hemodiálise, gestação de alto risco, hemodinâmica, cirurgia geral. Conta ainda com Unidades de Terapia Intensiva (UTI), sendo o único da região a dispor deste tipo de leito voltado exclusivamente para recém-nascidos, crianças e adolescentes.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde