Hospital Regional de Marabá implanta auditoria interna

Com o intuito de aprimorar a gestão da unidade e melhorar o atendimento prestado à população, o Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá (PA), implantou esta semana a equipe de auditoria interna. Foram divulgados no dia 16/03 a lista com os 17 nomes dos componentes do grupo. Eles serão responsáveis por examinar a adequação e eficácia dos processos e controles internos do hospital. Na próxima quinta-feira (24) os auditores irão se reunir para definir os responsáveis por cada área que será avaliada, mensalmente, a partir de abril. 

Segundo o diretor geral do HRSP, Valdemir Girato, a auditoria interna é um instrumento necessário de mudança e controle. “O hospital é referência na região para mais de 1 milhão de pessoas. Nosso objetivo com a auditoria interna é ampliar a segurança desses usuários no ambiente hospitalar, identificando possíveis falhas de processo e implementando as recomendações de melhorias na unidade”, diz o diretor. 

A implantação da auditoria interna vem sendo discutida desde o ano passado, quando a consultora de qualidade da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, Luciane Oliveira, realizou um treinamento para os gestores de processo no hospital.

A gerente do Núcleo de Qualidade da Segurança do Paciente no HRSP, Patrícia Silva, argumenta que a “a auditoria ajuda a eliminar desperdícios, simplificar tarefas, servir de ferramenta de apoio à gestão e transmitir informações aos administradores sobre o desenvolvimento das atividades executadas”. 

A avaliação dos auditores internos terá como base os riscos assistenciais (queda, úlcera por pressão e alergia), o relatório do Requisito de Apoio à Gestão (RAG), as orientações do Grupo Técnico (GT) da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e os Protocolos de Segurança do Paciente estabelecidos pelo Ministério da Saúde. 

A assistente social Arlene Pessoa mostrou-se animada com o desafio. “A minha expectativa enquanto auditora é atender aos requisitos do Núcleo de Qualidade e ajudar a melhorar a qualidade no atendimento ao paciente”. Para o farmacêutico Murillo Ferreira Luz, que também integra o grupo, será interessante acompanhar a realidade de outros setores, auxiliando, de forma coerente, na busca pela garantia da segurança do paciente.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde