Hospital Regional de Marabá capacita profissionais de Jacundá no combate ao Coronavírus

O Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), gerenciado pela Pró-Saúde em Marabá (PA), promoveu no último sábado (4), treinamento para os profissionais de saúde do município de Jacundá, sobre “Intubação Orotraqueal”. O procedimento facilita a respiração dos pacientes com casos mais graves da Covid-19, por meio da ventilação mecânica.

Com expertise em manobras de intubação, o Hospital regional de Marabá, unidade do Governo do Estado que presta atendimento 100% gratuito, é a unidade de referência para recebimento de casos suspeitos graves do coronavírus na região. A escolha do HRSP faz parte de um plano de contingência criado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), para combater a pandemia no Estado.

A intubação é o procedimento pelo qual o médico introduz um tubo na traqueia do paciente, por meio da boca ou nariz, para mantê-lo respirando. Este método é adotado quando alguma condição impede a respiração espontânea. Nos casos da Covid-19 uma parcela dos infectados pode evoluir para quadros de insuficiência respiratória grave, necessitando assim do procedimento.

De acordo com o responsável pelo treinamento, o médico Cardiologista e Intensivista do HRSP Carlos André, a ação trouxe orientações sobre a utilização dos medicamentos, as dosagens indicadas e o posicionamento correto para obter sucesso nas manobras de intubação. “A demonstração prática do treinamento foi realizada em manequins, nos quais os participantes puderam simular situações de emergência que, possivelmente, vão encontrar no pronto atendimento em usuários com dificuldades respiratórias, um dos sintomas mais graves da Covid-19”, explicou.

Participaram do treinamento enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos, que estarão na linha de frente no combate a casos suspeitos e confirmados da pandemia, no município de Jacundá.

A iniciativa, que contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Jacundá e da Faculdade de Medicina de Marabá (FACIMPA), é uma das ações do Comitê de Gerenciamento da Covid-19, implantado no HRSP e que vem desenvolvendo inúmeras ações preventivas contra a pandemia da doença.

Sobre a Unidade

O Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP) é referência em atendimento de média e alta complexidades para 22 municípios paraenses. A unidade conta com 115 leitos, sendo 77 de Unidades de Internação e 38 de Unidades de Terapia Intensiva. Possui perfil cirúrgico e habilitação em Traumato-ortopedia pelo Ministério da Saúde, oferecendo atendimento gratuito em diversas especialidades, entre elas Cardiologia, Cirurgia Buco-maxilo-facial, Cirurgia Pediátrica e Neurocirurgia, além de um Centro de Hemodiálise com 22 máquinas. A unidade é gerenciada pela Pró-Saúde, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA).

Ampliar fonte
Contraste