Home » Hospital Regional de Marabá amplia em mais de 60% o atendimento a pacientes renais

Hospital Regional de Marabá amplia em mais de 60% o atendimento a pacientes renais

Desde a sua inauguração, a unidade realizou mais de 13 mil sessões de hemodiálise e beneficiou 220 pacientes no total

Neste ano, o Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, ampliou em 61,13% o número de sessões de hemodiálise na unidade. Os dados são referentes aos atendimentos realizados de janeiro a maio deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.

A unidade que pertence ao Governo do Pará e é gerenciada pela Pró-Saúde, realizou mais de quatro mil sessões de hemodiálise de janeiro a maio de 2022. No mesmo período de 2021, foram cerca de duas mil sessões.

Referência em saúde pública para 22 municípios do Sudeste paraense, a ala de hemodiálise do Regional do Sudeste do Pará, entregue pelo governo estadual em novembro de 2019, conta com atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Há quatro anos, Berlândia Silva Souza da cidade de Jacundá, é paciente renal crônica e há nove meses se desloca três vezes por semana ao Regional de Marabá, onde já realizou mais de 100 sessões de hemodiálise, que são fundamentais para o seu bem-estar.

“Tenho uma vida normal, sigo as recomendações médicas à risca, e graças à ótima assistência, me sinto cada dia melhor. O atendimento humanizado que recebemos também é maravilhoso, somos tratados pelos profissionais de saúde como se fossemos da família”, comentou.

De acordo James Vinicius, enfermeiro nefrologista no HRSP, a hemodiálise é o procedimento no qual uma máquina filtra e limpa o sangue, fazendo parte do trabalho que o rim doente não pode fazer, como retirar do corpo os resíduos prejudiciais à saúde.

“A hemodiálise é indicada para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica grave e tem como principal objetivo, substituir a função dos rins que estão com seu funcionamento prejudicado”, explicou.

Valdemir Girato, diretor Hospitalar do Regional de Marabá, destaca que o centro de hemodiálise da unidade é um dos mais modernos do Estado, contando com sala de diálise com 22 máquinas, salas de observação e consultórios ambulatoriais.

“Há dois anos e meio, desde a inauguração do nosso centro de hemodiálise, estamos obtendo ótimos indicadores assistenciais que, mesmo durante a pandemia, tornou a unidade referência em nefrologia na região”, destacou.

O diretor ainda ressaltou que o atendimento aos pacientes renais no Hospital Regional é realizado por uma equipe de 50 profissionais de diversas especialidades, como médicos nefrologistas, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, técnicos de enfermagem e equipe de apoio.

Referência para mais de um milhão de pessoas de 22 municípios, o centro de terapia renal do Hospital Regional do Sudeste do Pará já realizou, desde a sua inauguração, mais de 13 mil sessões de hemodiálise, que beneficiaram 220 pacientes.

Ampliar fonte
Contraste
Voltar para o topo da página - Pró-Saúde