Hospital Regional de Altamira fecha janeiro com palestras sobre saúde mental

A técnica de Enfermagem Sônia dos Santos Silva, 53 anos, estava encerrando seu turno de trabalho no Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, no sudoeste do Pará, quando foi convidada a participar de uma palestra. O tema? A saúde mental e doenças como a depressão e a ansiedade, que podem afastar o funcionário do trabalho, além dos malefícios à vida pessoal e às relações sociais.

O assunto, que fez parte da campanha Janeiro Branco, chamou a atenção da colaboradora, que aprovou a programação. “Eu achei ótimo, até pela época que vivemos. São vários fatores que podem desencadear problemas, e não só no trabalho. Você pode até estar bem no emprego, mas lá fora, no seu convívio familiar, ou nas suas finanças, pode está com problemas e isso pode afetar. Por isso, a saúde mental é muito importante como um todo”.

A programação aconteceu no auditório da unidade, nos dias 29, 30 e 31/1, fechando o mês dedicado à saúde mental. Intitulada “Estresse Ocupacional: um olhar para o bem estar físico e mental do trabalhador”, a palestra foi ministrada pelo médico do trabalho Pedro Guilherme da Silva Junior, que é pós-graduado em Psiquiatria.

Para ele, esta iniciativa tem um grande objetivo: o de desmistificar a saúde mental, para que o trabalhador entenda a importância do bem-estar psicológico e saiba procurar ajuda, quando necessário. “Essas doenças afastam e incapacitam os colaboradores, elas estão muito presentes. Atingem muito o trabalhador, perdendo apenas para os males osteomusculares. Então precisamos desmistificar isso, tirar esse preconceito. Muita gente tem vergonha de procurar ajuda psiquiátrica, mas precisamos incentivar, mostrar que as doenças mentais estão incapacitando os trabalhadores e tirando deles o prazer de viver”, explica o médico Pedro Guilherme.

Palestra ambulatorial

Além da palestra aos colaboradores, os usuários e acompanhantes do HRPT também assistiram a uma palestra sobre o assunto, no dia 23/1. A psicóloga Wânia Paula da Costa foi ao ambulatório da unidade e abordou o tema da saúde mental com quem estava esperando uma consulta com os médicos.

As duas programações foram coordenadas pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital Regional de Altamira. O HRPT é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar desde a sua inauguração, em 2006, por meio de contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Janeiro Branco  

Realizada durante todo o mês passado no Brasil inteiro, a campanha Janeiro Branco estimula a reflexão sobre a saúde mental e os malefícios das doenças psicológicas à vida das pessoas. O primeiro mês do ano e a cor branca foram escolhidos por representarem possibilidades de um recomeço. Janeiro, por iniciar um novo ano e o branco fazendo alusão a uma folha de papel em branco, onde se pode iniciar ou reiniciar uma história. Além disso, a cor branca também simboliza a paz de espírito.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde