Hospital Regional da Transamazônica realiza ações voltadas para o bem-estar emocional

Programação especial integra a campanha Janeiro Branco, voltada para a conscientização sobre saúde mental e emocional

A Campanha Janeiro Branco tem como objetivo estimular a conscientização sobre a saúde mental e os efeitos das doenças psicológicas. De acordo com pesquisa do Instituto Ipsos, terceira maior empresa de pesquisa e de inteligência de mercado do mundo, o Brasil aparece em primeiro lugar no ranking como o país que mais se preocupa com a saúde mental.

No Hospital Regional Público da Transamazônica, unidade que pertence ao Governo do Pará e é gerenciado pela Pró-Saúde em Altamira, diversas ações foram realizadas ao longo do mês com foco na saúde mental e emocional dos colaboradores.

Com o tema “O mundo pede saúde mental”, uma programação especial com palestras, sessão de massagem terapêutica e terapia em grupo foi organizada pela Medicina do Trabalho do hospital, em parceria com o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH).

De acordo com a enfermeira do Trabalho, Débora Santos, é importante desmistificar a saúde mental, para que o trabalhador entenda a importância do bem-estar psicológico e saiba procurar ajuda, quando necessário.

Débora destaca que ainda existe muito preconceito sobre buscar ajuda, então, a saúde mental precisa, cada vez mais, ser debatida abertamente. “As pessoas têm vergonha de procurar ajuda psicológica, mas precisamos incentivá-los, mostrar que as doenças mentais podem ser incapacitantes e retirar até mesmo o prazer de viver”, destaca a profissional.

Segundo a psicóloga clínica do HRPT, Beatriz Magalhães, ações humanizadas voltadas à saúde mental são essenciais e servem para fortalecer o cuidado com o bem-estar do colaborador.

“Precisamos implementar o hábito de cuidar da saúde mental para ter uma melhor qualidade de vida e para prevenir doenças, como por exemplo, a depressão e os transtornos de ansiedade”, ressalta a psicóloga.

Alimentação e transtornos mentais

Quem acha que a alimentação não possui nenhuma relação com os transtornos mentais, se engana. De acordo com a nutricionista Patrícia Lisboa, alguns sintomas causados pela ansiedade, como o estresse e a insônia, podem levar a população a comer de forma desordenada e exagerada.

A especialista explica que alguns alimentos ricos em gordura e açúcar estimulam a liberação de endorfina e serotonina, causando uma sensação de bem-estar, quase imediatamente após serem ingeridos, porém influenciam diretamente no peso. “Por isso, é necessário adotar novos hábitos alimentares saudáveis e nutritivos, que auxiliem a redução destes transtornos”, afirma Patrícia.

Na programação do Hospital Regional Público da Transamazônica, assuntos relacionados à alimentação também integraram as ações do Janeiro Branco, o que chamou a atenção da colaboradora Nayane Bessa, assistente de Gestão de Pessoas.

“Achei interessante a questão da alimentação! Eu não sabia que restringir alguns alimentos pode causar mau humor. Agora, tenho consciência de que, melhorando minha alimentação, também cuidarei da saúde mental”, comenta Nayane.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde