Hospital Regional da Transamazônica arrecada brinquedos para crianças em tratamento

Os itens serão doados para os pequenos em atendimento na ala pediátrica durante a celebração do Dia das Crianças

O Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, sudoeste do Pará, está arrecadando brinquedos novos e usados para o Dia das Crianças. O objetivo é, além de estimular a solidariedade e a humanização, presentear os pequenos que fazem tratamento na instituição.

As doações podem ser feitas até o dia 9 de outubro, na portaria da unidade. A campanha, organizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), faz parte do calendário de programação anual do Regional da Transamazônica, unidade que pertence ao Governo do Pará e é gerenciada pela Pró-Saúde.

De acordo com Rafaela Rizzi, Terapeuta Ocupacional que atua no HRPT, colaboradores e a população podem realizar as doações dos brinquedos, que podem ser novos ou em ótimo estado de conservação.

“O ato de brincar reduz os impactos negativos e limitantes durante o período de internação. Aqui no Hospital Regional, no nosso ambiente hospitalar, a brincadeira se torna uma ferramenta de enfrentamento à doença. Uma criança que vivencia a hospitalização menos traumática vai aderir melhor ao tratamento”, explica a profissional.

Como doar

Os interessados em contribuir com as doações deverão deixar os brinquedos até o dia 9 de outubro, entre 8h e 18h, na entrada principal do Hospital Regional Público da Transamazônica, na Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, s/n, bairro Esplanada do Xingu. Os brinquedos podem ser de plástico (facilita a higienização), lúdicos e/ou pedagógicos, além de jogos.

Programação

As ações da unidade em alusão ao Dia das Crianças serão realizadas de 10 a 12 de outubro. Além da distribuição dos brinquedos na ala pediátrica, a programação contará ainda com ações de saúde bucal, quando acadêmicos de odontologia orientarão as crianças sobre escovação correta e entregarão de kits de higiene, com escova de dente, creme dental e fio dental.

O Hospital Regional Público da Transamazônica é reconhecido nacionalmente entre os melhores hospitais públicos do Brasil. A unidade possui a certificação ONA 3 Acreditado com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O reconhecimento atesta a qualidade dos serviços prestados à população no interior do Pará.