Hospital Público Estadual Galileu tem artigo publicado em revista científica europeia

A equipe de nutricionistas do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém (PA), gerenciado pela Pró Saúde Associação Beneficente, concluiu o primeiro semestre do ano com excelentes resultados: o artigo, feito pelos colaboradores Talita Lobato, Thiago Oliveira, Laurena Von Grapp e Waléria Ainett, em parceria com a pesquisadora Ághata Konrad, foi publicado na revista espanhola “Nutrición Clínica y Dietética Hospitalaria”, voltada para a divulgação de artigos científicos sobre nutrição e dietas hospitalares.

A pesquisa, sob o título “Aprimoramento do gerenciamento de riscos na distribuição de dietas hospitalares por via oral”, mostra um estudo sobre a oferta de refeições nutricionalmente equilibradas e seguras, que acontece dentro das unidades de alimentação e nutrição hospitalar, visando uma melhora na qualidade dos alimentos que são servidos nos refeitórios.

Dentro do hospital, o Serviço de Nutrição e Dietética busca a excelência no atendimento aos pacientes, garantindo uma alimentação balanceada e que esteja de acordo com as necessidades individuais de cada um. Para tanto, dentro do setor, existem dois tipos de processo produtivos de refeições, sob responsabilidade de nutricionistas. O primeiro é a produção, passando desde a aquisição dos gêneros alimentícios até a sua distribuição. Já o segundo associa-se à assistência nutricional, onde o profissional traça diretrizes sobre os cuidados alimentícios, pensando no papel terapêutico que a alimentação tem durante uma internação hospitalar.

Para Talita Lobato, nutricionista do Hospital Galileu, a expectativa em oferecer uma alimentação diferenciada motivou a pesquisa. “Acredito que o mais importante centra-se na experiência do paciente no ambiente hospitalar, pois em nossa região, o alimento tem a função biopsicossocial muito forte e os erros na oferta desse tipo de alimento pode gerar uma falta de credibilidade”, explica.

Através dos resultados obtidos pela pesquisa a equipe pôde adequar as atividades dos nutricionistas de produção dentro do hospital, permitindo uma melhora na qualidade dos alimentos e, principalmente, evitando falhas no processo de distribuição das refeições entre pacientes, acompanhantes e colaboradores. Ainda observou-se que houve um aumento de 67% de acerto na distribuição dessas dietas após o aprimoramento do gerenciamento de risco, permitido por meio da elaboração da pesquisa.

O Hospital Público Estadual Galileu sempre incentiva as pesquisas que priorizam a melhora na qualidade do atendimento, tanto de clientes quanto de colaboradores. De acordo com o diretor hospitalar, Saulo Mengarda, esse estímulo se faz presente na gestão do Hospital. “Buscamos incentivar o desenvolvimento destas pesquisas através de inscrições em congressos e dando suporte logístico para a participação, bem como procuramos fomentar, nas reuniões e análises críticas, a realização dos artigos, objetivando na valorização profissional e reconhecimento do trabalho realizado”, esclarece Saulo.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde