Hospital Público Estadual Galileu é o primeiro da capital a conquistar certificação nacional de excelência

Os 522 colaboradores do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG) viveram um momento histórico na manhã desta sexta-feira (4/10). Pelas mãos do superintendente Técnico da Organização Nacional de Acreditação (ONA), dr. Péricles Góes da Cruz, foi entregue oficialmente a certificação ONA 3 Acreditado com Excelência para a unidade. A conquista é inédita para os hospitais da Região Metropolitana de Belém e a cerimônia foi acompanhada, também, por autoridades locais dos poderes Executivo e Legislativo, além de conselhos de Classe.

Para Paulo Cruz, assessor Especial da Sespa, o Hospital Galileu e seus colaboradores são exemplos a serem seguidos por outras unidades hospitalares. “É um orgulho para a Secretaria de Saúde participar de um momento como este. E isso não seria possível sem a ajuda de todos os colaboradores que trabalham aqui. Essa é uma unidade que precisa ser tida como exemplo nessa labuta da busca de atender bem a nossa população, dando melhor condição de vida a cada cidadão do Estado do Pará”, afirmou.

Gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde desde a sua inauguração, por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), o Galileu definiu como meta a excelência na assistência durante o Planejamento Estratégico promovido pelo hospital.

Para o diretor Operacional da Pró-Saúde, Rogério Kuntz, a qualificação recebida hoje coroa todo o empenho da entidade gestora e do Governo do Pará, em conjunto com a equipe de diretores, gestores e colaboradores, para garantir um serviço de excelência. “Para nós da Pró-Saúde, entidade que tem por missão levar saúde para quem mais precisa, essa conquista é motivo de orgulho e satisfação. A certificação nível 3 garante ao Hospital Galileu o feito de ser um dos melhores hospitais públicos do Brasil. Isso só foi possível pelo empenho e dedicação de todos os colaboradores. Além disso, é importante ressaltar que, dos diversos hospitais pertencentes ao Governo do Estado, sete são administrados pela Pró-Saúde e cinco já são acreditados. Essas certificações são motivos de orgulho para o Estado, pois atestam o comprometimento em entregar uma saúde cada vez mais eficaz”, enfatizou.

Em 2018, o HPEG realizou mais de 117 mil atendimentos e a aprovação dos usuários foi extremamente positiva. “A visão do que queríamos para o hospital foi definida junto com a construção do planejamento estratégico, onde definimos ser referência em atendimento na assistência hospitalar. Neste ano, o hospital consolidou 98% de satisfação dos usuários. Isso reflete nosso compromisso em atender os pacientes e acompanhantes com qualidade, segurança e, principalmente, de forma humanizada. Seguimos com esse compromisso na certeza de que faremos diferença na saúde do Pará”, ressaltou a diretora Hospitalar do Galileu, Stéphanie Valdívia.

Nível máximo de qualidade

A certificação ONA 3 Acreditado com Excelência é o nível máximo de qualidade avaliado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e avalia critérios de exigências que garantem aos pacientes padrões de qualidade e segurança assistencial, promove gestão integrada e desenvolve uma cultura organizacional que estimula a melhoria contínua da instituição. O fundador e superintendente Técnico da ONA, dr. Péricles Góes da Cruz participou da cerimônia e relatou toda a sua admiração pelo modelo de gestão implantado pela Pró-Saúde no hospital. “O caminho que o Galileu está percorrendo é de muita segurança e intensidade no atendimento aos usuários. Acompanho notícias do hospital e vejo que o atendimento aqui é o melhor oferecido aos usuários”, afirmou.

Sobre o HPEG

O Hospital Público Estadual Galileu (HPEG) é uma unidade de retaguarda, que atende baixa e média complexidades, e presta assistência hospitalar em traumato-ortopedia, clínica médica e cardiologia. O hospital, localizado na Rodovia Mário Covas, nº 2253, é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde