Hospital público do Pará ganha Prêmio Global de sustentabilidade

O Hospital Público Estadual Galileu, em Belém, gerenciado pela Pró-Saúde, foi um dos cinco hospitais brasileiros premiado no Seminário Hospitais Saudáveis, em São Paulo

Nesta terça-feira, 12/11, durante o 12º Seminário Hospitais Sustentáveis (SHS), realizado em São Paulo, o Hospital Público Estadual Galileu, gerenciado pela Pró-Saúde, em Belém (PA), recebeu o prêmio “Health Care Climate Challenge”, sendo um dos cinco hospitais nacionais vencedor do Desafio do Clima pela Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis (Global Green and Healthy Hospitals – GGHH).

O Hospital Galileu foi reconhecido na categoria de Redução de Gases do Efeito Estufa (Não Energia), entre 117 unidades que participaram com inscrições em todo o mundo. Outras 40 unidades, de 15 países, também foram premidas em diferentes categorias durante o evento. Ao todo, foram reconhecidas com projetos sustentáveis três instituições na África, uma na Ásia, sete na Europa, sete na América Latina, três no Pacífico e 20 no Canadá/Estados Unidos.

Clique aqui e confira a lista completa dos ganhadores.

A GGHH realiza anualmente a seleção de hospitais, sistemas e organizações de saúde que estão avançando em direção ao cuidado inteligente com o meio ambiente, reduzindo seu próprio impacto climático, além de melhorar a gestão de recursos financeiros. Para ser inserido no projeto, o Hospital Galileu realizou um inventário de emissão de gases do efeito estufa. Nele foram definidas metas e estratégias de redução significativa dessas emissões, por meio de ações como suspensão do uso do gerador em horários de pico e redução em 60% na preparação de frituras no setor de dietética e nutrição, resultando na diminuição da utilização do gás de cozinha.

Entre essas ações, também houve a realização de blitzes do desperdício e de resíduos e substituições das lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED, colaborando para a conquista do reconhecimento internacional para a unidade.

“O Hospital Público Estadual Galileu, na elaboração do seu Planejamento Estratégico, definiu como um dos princípios organizacionais a sustentabilidade. A partir disso, realizamos um levantamento da nossa emissão de gases de efeito estufa e, consequentemente, definimos metas para que pudéssemos reduzir essa emissão. Para nós, é uma honra e um compromisso, assumido junto à comunidade, trabalhar este princípio institucional”, ressaltou Stéphanie Karenn Valdívia, diretora Hospitalar do Hospital Galileu.

As mudanças na prática e os resultados ao meio ambiente

Estudos da unidade demonstraram que a efetividade na redução das emissões é derivada da compra de óleo diesel, gás de cozinha e gases anestésicos. Os gestores observaram que, após a implantação das estratégias, houve uma redução de 27,72% nas emissões em 2017, em comparação ao ano de 2016. Como resultado, isso demonstra uma redução de 46,6 toneladas de Gases de Efeito Estufa (GEE) lançados na atmosfera. Assim, a unidade alcançou uma significativa redução nas emissões desses gases, sem queda da qualidade da assistência prestada e, ainda, com o aumento de serviços na unidade.

Além do desafio do Clima, ainda consta o Desafio Resíduos, que tem como principais metas mobilizar o setor saúde brasileiro para aprimorar suas práticas de gestão, reduzindo a geração total de resíduos, ampliando a reciclagem desses materiais, assim como diminuir a proporção de resíduos perigosos que necessitam de tratamento especial, por meio do aprimoramento, seguro e racional, das práticas de segregação. Neste ano, 119 instituições aderiram ao desafio, e 111 enviaram efetivamente os dados para análise.

“Para a Pró-Saúde é uma enorme satisfação poder participar deste evento. Todas as dez unidades gerenciadas pela entidade no Pará desenvolvem atividades voltadas a questão ambiental e hoje temos três dos nossos hospitais na região premiados neste contexto. Para a entidade, essa conquista renova nosso compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente”, comemora Rogério Kuntz, diretor Operacional da Pró-Saúde no Pará.

Reconhecimento à participação

Além do Hospital Galileu, outras cinco unidades gerenciadas pela Pró-Saúde participaram dos Desafios do Clima e de Resíduos. Os Hospitais Yutaka Takeda, em Parauapebas; Oncológico Infantil, em Belém; Hospital Regional do Sudeste do Pará, em Marabá e Hospital Regional da Transamazônica, em Altamira, todos no estado do Pará, além do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, no Rio de Janeiro, aderiram aos desafios e receberam, durante o evento, placas de reconhecimento. “Aproveito para estender o agradecimento aos colaboradores dessas unidades, que indistintamente se comprometeram com a preservação do meio ambiente”, complementou Kuntz.

“É uma honra ter unidades administradas pela Pró-Saúde como vencedoras de prêmios importantes de sustentabilidade. A entidade quer se destacar tanto pelo cuidado com o paciente, quanto por atividades sustentáveis, de renovação e cuidado com a natureza, e tantas outras iniciativas que visam o bem comum. Estamos cuidando do meio ambiente, dos nossos pacientes e, também, dos nossos colaboradores”, comemorou o vice-presidente da Pró-Saúde, Monsenhor Antônio Robson Gonçalves.

Prêmio Amigo do Meio Ambiente

Referência nacional em gestão hospitalar e sustentabilidade, a Pró-Saúde também foi destaque durante a solenidade de entrega do Prêmio Amigo do Meio Ambiente, realizado no primeiro dia da programação do Seminário Hospitais Sustentáveis (SHS). Promovida pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, a premiação reconheceu duas iniciativas de sustentabilidade na gestão de medicamentos realizadas pelos hospitais Regional do Baixo Amazonas, em Santarém (PA), e Estadual de Urgência e Emergência, em Vitória (ES), ambos gerenciados pela Pró-Saúde. Além disso, outras 14 iniciativas hospitalares da entidade, voltadas para práticas sustentáveis, também foram reconhecidas pelos organizadores, e receberam uma menção honrosa pelos resultados obtidos em prol da comunidade.

O Seminário Hospitais Saudáveis é realizado anualmente desde 2008, sendo uma importante oportunidade de aprimoramento, que reúne e unifica hospitais e serviços de saúde de todo o país em prol do desenvolvimento sustentável. Mais detalhes sobre a premiação no endereço: https://bit.ly/2CGpGeN

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde