Hospital Oncológico Infantil recebe certificação máxima de excelência inédita no país

Especializado no tratamento de crianças e adolescentes com câncer, o Hospital é primeiro no segmento de oncologia pediátrica na rede pública de saúde a alcançar o nível máximo da certificação de qualidade concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA)

O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, viveu uma manhã histórica nesta quinta-feira (12). Em uma cerimônia com a presença de colaboradores, usuários, voluntários da unidade e representantes de conselhos de Classe, o Hospital recebeu oficialmente a certificação “Acreditado com Excelência ONA 3”. Este é o nível mais alto de qualidade concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) às instituições de saúde do país que apresentam uma gestão integrada e assistência segura e de qualidade aos pacientes.

Com a conquista, o Oncológico Infantil, unidade gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, se tornou o primeiro na rede pública de saúde do país, com atendimento exclusivo ao câncer infantojuvenil, a alcançar o nível máximo do reconhecimento concedido pela ONA. A unidade atende cerca de 950 crianças e adolescentes de municípios do Pará e Região Norte do Brasil.

A ONA é uma das mais respeitadas entidades avaliadoras da qualidade dos serviços de saúde do país e integra a Sociedade Internacional de Qualidade em Saúde, com atuação em países como Estados Unidos, França, Canadá e Reino Unido.

Para alcançar a certificação, o Hospital passou por uma rigorosa auditoria no último mês de setembro, com verificação de mais de mil itens. Em outubro, durante as comemorações de aniversário da unidade, momento em que foi confirmada a nova certificação, a secretária Adjunta de Gestão de Políticas de Saúde, Ivete Gadelha Vaz, comemorou a conquista. “Para o Governo do Estado e para a Secretaria de Estado de Saúde é uma grande satisfação esse reconhecimento recebido pelo Hospital Oncológico Infantil. E que essa qualificação possa se estender por todos os hospitais gerenciados pela Pró-Saúde no estado do Pará que, sem dúvidas, será um ganho para todos.”

Anteriormente, a unidade já havia passado por avaliações em 2017, quando conquistou o certificado “Acreditado”, e em 2018, quando foi reconhecida como “Acreditado Pleno”. Um trabalho realizado ao longo de quatro anos que tem impactado diretamente na satisfação do usuário, que atualmente é de 98%.

A representante da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, entidade credenciada pela ONA para a realização de auditorias, Flávia Corrêa Ferreira, avaliou o processo de evolução do Oncológico Infantil na busca pela excelência. “Quem passa por uma avaliação sabe o quanto é preciso se dedicar para alcançar a melhoria contínua e a excelência. Para nós da Fundação Vanzolini é uma grande alegria ter feiro parte dessa jornada do Hospital Oncológico Infantil em busca de uma boa assistência para os pacientes”, disse Flávia.

Alba Muniz, diretora do Oncológico Infantil, lembrou que a trajetória da unidade em busca da excelência começou antes mesmo da abertura das portas. “Desde o momento em que discutíamos o planejamento desse hospital, pensávamos que não bastava somente fazer coisas boas, mas que era preciso fazê-las bem. Foi isso que nos moveu nesses quatro anos para chegarmos até aqui, como o primeiro hospital oncológico infantojuvenil no serviço público de saúde no Brasil a receber certificação máxima de qualidade e segurança”, ressaltou a diretora.

Excelência reconhecida

Na prática, com o certificado de Acreditado com Excelência, o Oncológico Infantil é um hospital com cultura organizacional de gestão integrada, que oferece aos usuários uma assistência segura e de qualidade, que estimula seus colaboradores à promoção da melhoria contínua.

Para o Superintendente Técnico da ONA, Péricles Góes, a certificação do Oncológico Infantil representa os objetivos dos processos de Acreditação. “Este ano, a ONA completa vinte anos em busca da melhoria contínua, excelência, humanização no atendimento e envolvimento com as famílias. Cada vez que volto ao Oncológico Infantil de Belém sempre me encanto, porque são profissionais que estão à frente do tempo e em busca de novos caminhos e experiências relacionadas área da saúde, fazendo com que os resultados sejam os melhores possíveis”, pontuou Péricles.

Rede de Qualidade

Além do Hospital Oncológico Infantil, somente outros três hospitais públicos possuem a certificação de Acreditado com Excelência no Pará. São eles: Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, e o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Ananindeua. Todos também gerenciados pela Pró-Saúde.

O diretor Operacional da Pró-Saúde no Pará, Rogério Kuntz, destacou a importância das cerificações que reconhecem a qualidade do serviço de saúde público no Pará. “As certificações são motivo de orgulho para a Pró-Saúde e para estado do Pará, que pode atestar o grande número de hospitais de média e alta complexidade comprometidos com a busca e execução de uma saúde cada vez melhor para a população paraense”.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde