Hospital Oncológico Infantil promove curso de avaliador interno

Com o objetivo de propiciar aos colaboradores do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (HOIOL) um entendimento avançado sobre os processos de certificações, foi promovido na última sexta-feira (01), a primeira etapa do 1º Curso de Avaliador Interno do Oncológico Infantil, composto por 25 membros de todas as áreas do hospital, desde as áreas administrativa, operacional e assistência. O Oncológico Infantil é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

De acordo com a consultora corporativa de Qualidade e Segurança do Paciente da Pró-Saúde, Luciane Oliveira, que ministrou o curso, a partir de agora os futuros avaliadores estarão preparados para avaliarem e orientarem os demais colaboradores quanto aos processos e metodologia utilizados na avaliação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), e no Requisito de Apoio à Gestão (RAG), ferramenta institucional da Pró-Saúde destinada à avaliação dos projetos. “Hoje eles conheceram alguns exemplos da metodologia ONA, que avalia a qualidade dos hospitais, e a forma de monitoramento institucional que é feito através do RAG”, relatou Luciane.

O curso faz parte do cronograma de atividades para aplicação do RAG, que no Oncológico Infantil acontece nos dias 04 a 07 de julho. “A ideia é agregar cada vez mais avaliadores internos, para auxiliar no processo de busca pela melhoria e avaliações de riscos clínicos e não clínicos” explica Luciane, que na oportunidade elogiou a boa participação dos colaboradores, em especial dos médicos. “Foi considerável a participação da equipe médica no curso, o que demonstra o comprometimento e o interesse em aprender e acertar cada vez mais” disse.

A avaliação positiva também foi considerada pela médica pediatra, Amanda Jácomo. “Eu nunca havia participado de um curso como este, e vejo esta oportunidade como muito importante para qualquer profissional do hospital, a fim de possamos ser aptos a avaliar nosso próprio local de trabalho. Hoje eu aprendi muita coisa”, ressaltou a médica.

Avaliação

Na primeira etapa do curso, ocorrida no dia 01/07, foi garantido aos colaboradores todo o conhecimento teórico, com a realização de exercícios práticos, incentivando o treino e no final a aplicação de uma prova com peso 5. A segunda etapa ocorrerá nos dias 04 a 07/07, será a avaliação na prática, na qual eles irão acompanhar os avaliadores oficiais da Sede da Pró-Saúde, e no final vão produzir um relatório com peso cinco (5). A nota máxima da avaliação é dez (10), porém, será considerado avaliador de fato e direito para utilização do NQSP, como um grande promotor de melhorias dentro do hospital, aqueles que atingiram nota mínima de sete (7). Ao final do curso, os avaliadores receberão certificados e passarão a atuar em toda e qualquer avaliação interna. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde