Hospital Oncológico Infantil promove atividades especiais na “Semana da Mulher

Na unidade, que é referência no tratamento do câncer infantojuvenil no Norte do país, 90% da força de trabalho é formada por mulheres

De acordo com dados do Núcleo de Gestão de O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, localizado em Belém, realiza entre os dias 8 e 11 de março a “Semana da Mulher”, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8/3). O evento conta com homenagens, distribuição de brindes, arte e ações ecológicas, voltadas para colaboradoras e acompanhantes de pacientes.Pessoas do Oncológico Infantil, a força de trabalho feminina predomina nos postos de atuação na unidade. Dos 618 colaboradores do hospital, diretos e indiretos – incluindo médicos – , 90% são mulheres.

Nesta terça-feira (8), as profissionais foram recepcionadas com música e mensagens deixadas em mural personalizado pela equipe de Humanização. No período da tarde, todas as mulheres presentes no hospital, inclusive nas unidades de internação, como mães e responsáveis pelos pequenos em tratamento, foram presenteadas com kits de produtos para cuidados com a pele. O material é uma doação recebido por meio do Programa de Voluntariado da Pró-Saúde, gestora do Oncológico Infantil.

A comemoração contou ainda com uma edição do “Canto da Empreendedora”, iniciativa que estimula a prática do empreendedorismo feminino. O projeto possibilita que mães de crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer ou em acompanhamento, desenvolvam diferentes atividades com a finalidade de geração de renda familiar.

O Hospital Oncológico Infantil é a principal referência no tratamento do câncer infantojuvenil no Norte do país. A unidade, que integra a rede de saúde pública do Governo do Estado, oferece atenção a crianças e adolescentes com câncer entre 0 e 19 anos, atendendo cerca de mil pacientes por mês, oriundos de municípios do Pará e do estado vizinho, Amapá.

A diretora Administrativa Financeira do Oncológico Infantil, Gilvânia Oliveira, destaca o papel ocupado pela mulher na instituição. “Saber que somos a principal força de trabalho nos dá o sentimento de orgulho para prosseguirmos como profissionais dedicadas e ganhando cada vez mais reconhecimento pelo nosso papel na sociedade”.

Programação

Ao longo da Semana da Mulher do Oncológico Infantil, a equipe de Recursos Humanos compartilhará vídeos por aplicativo de transmissão de mensagens, com homenagens as mulheres do hospital.

Na quinta-feira e sexta-feira, serão realizadas edições especiais, em diferentes turnos, do Projeto Karaokê dos Heróis e rodadas de jogos, exclusivamente para mulheres.

Para encerar a programação, a sexta-feira (11), contará com uma roda de conversa destinada às acompanhantes de pacientes. O tema do encontro será os cuidados com a pele, com participação de uma esteticista voluntária.

A programação conta ainda com uma oficina de produção de embalagens recicláveis, com a presença de um saxofonista, que alegrará o ambiente com músicas especiais.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde