A ação deste ano vai substituir a orientação direta e verbal pela visual, levando em consideração os cuidados e distanciamento social impostos pela pandemia
O mês de setembro é marcado por algumas campanhas importantes como, por exemplo, o ‘Setembro Dourado’. A iniciativa, criada para servir de alerta aos profissionais da saúde, pais, educadores e sociedade, destaca a importância de estarmos atentos aos sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, permitindo a detecção e o tratamento em tempo hábil.
Em adesão a essa causa, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, gerenciado pela Pró-Saúde, desenvolve ações socioeducativas, como palestras para estudantes e profissionais da área da saúde. Porém, este ano, por ser um ano atípico, em decorrência do período da pandemia, as ações foram repensadas e devem ser desenvolvidas a distância.
Karla Luz, coordenadora administrativa do Escritório de Experiência do Paciente, destaca que a ação deve ser reforçada com o apoio dos veículos de imprensa e da sociedade em geral.
“A gente sempre pensou dessa forma, porque, quando se fala em câncer infantojuvenil, não falamos em prevenção, mas em identificação de sintomas. E todos podem ser apoiadores nessa ação, porque um pai, uma mãe, um professor, qualquer pessoa que tenha contato com essa criança e adolescente precisa de estar alerta em relação aos sintomas, para que possam ser diagnosticados com maior brevidade possível para maior chance de cura”, disse.
Para este ano está prevista, na última semana deste mês, a atividade de orientação ao público que transita às proximidades do hospital. A ação contará com a participação dos colaboradores que farão uso de faixa e banners em frente à entrada central da unidade de saúde.
A ideia da ação é substituir a orientação direta e verbal pela visual, levando em consideração todos devidos cuidados com a proteção e distanciamento social impostos pela pandemia.
Neste mês, os principais centros de assistência à criança com câncer do Brasil mobilizam-se para efetivar a campanha ‘Setembro Dourado’, que é organizada pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc).
O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, unidade pertencente ao Governo do Estado do Pará, é referência no Norte do País no tratamento de crianças e
É muito importante que pais e profissionais de saúde estejam atentos aos sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. Os sintomas mais comuns são:
– Palidez, hematomas e sangramentos;
– Caroços e inchaços, especialmente se indolores e sem febre nem outros sinais de infecção;
– Dor em membros e/ou dor óssea sem traumas nem sinais de infecção;
– Febre e/ou perda de peso inexplicada;
– Tosse persistente, falta de ar;
– Inchaço abdominal, vômitos (em especial pela manhã ou com piora ao longo dos dias);
– Alterações oculares, como pupila branca, estrabismo de início recente, perda visual, hematomas, inchaço ao redor dos olhos;
– Dores de cabeça, especialmente se incomuns, persistentes ou graves;
– Fadiga, letargia, mudanças no comportamento, como isolamento;
– Tontura, perda de equilíbrio ou coordenação, sudorese noturna.
Se observar sintomas semelhantes, não deixe de levar a criança ou o adolescente ao médico.

