Hospital Oncológico Infantil inicia 2021 com debate sobre saúde mental, alusivo ao “Janeiro Branco”

Janeiro Branco

A encenação de um monólogo e uso de chats servirão de estímulos aos participantes para discutirem sobre o tema

As consequências da pandemia da Covid-19 impuseram o distanciamento social e isso provocou uma série de dificuldades, enfrentadas pela população como, por exemplo, as questões financeiras e luto entre as famílias.

Com o objetivo de promover ações com o tema da saúde mental que a equipe multiprofissional da área de Psicologia Clínica do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, gerenciado pela Pró-Saúde, programou para os dias 06, 27, 28 e 29 de janeiro ações alusivas à Campanha Janeiro Branco.

A iniciativa do Oncológico Infantil busca o debate sobre o cuidado da saúde mental e conta com a participação de colaboradores por meio de roda de conversa presencial, uso de _chats_ para conversas virtuais, além de ações pontuais, ao longo deste mês, em diversos setores do hospital.

Nesta quarta-feira, 6, à tarde, será realizada uma roda de conversa direcionada com o tema “Saúde mental e os impactos da pandemia”, realizada pela área de Psicologia Clínico-assistencial do hospital. O evento iniciará com a encenação de um monólogo que servirá de estímulo aos participantes discutirem sobre a saúde mental.

Para a psicóloga clínica Maíra Amaral Souza o evento configura-se como uma ação que não pode ser deixada de lado. “Todos nós precisamos discutir esse tema, ainda mais com o cenário da pandemia, que provocou diversos adoecimentos emocionais. Por isso, é importante prevenir, fazer conhecer e combater em todos os campos, esferas, dimensões e espaços em que o humano se faz presente”, disse Maíra.

“Não há quem discorde que o ano de 2020 foi bem complicado para as pessoas, porque houve gente que perdeu parentes, amigos, empregos; sofreu com crises de ansiedades e de medo e outras situações que afetaram diretamente a saúde mental”, observou a diretora Assistencial Josiéli da Silva.

O evento conta com o apoio do setor de Humanização e encerra-se com a distribuição de brindes alusivos ao tema.

O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo é uma unidade do Governo do Pará, sendo gerenciada pela Pró-Saúde, entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos.

O trabalho de inteligência da entidade visa à promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês; A Pró-Saúde é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil.