Mural da Recordação

Hospital Oncológico Infantil cria mural para recordação de cuidados assistenciais

Iniciativas da unidade ampliam a prática da empatia e da solidariedade na linha de cuidados assistenciais

Ações de motivação no início de cada turno de trabalho. É com essa proposta que a Comissão de Ética de Enfermagem (CEE), do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém-PA, amplia o incentivo à prática da empatia, solidariedade e conscientização ética para toda a equipe multiprofissional na aplicação do cuidado assistencial.

Desde o dia 12 até nesta quinta-feira, 20, o hospital realiza a Semana Multiprofissional, que conta com o apoio da Comissão de Ética de Enfermagem (CEE) da instituição.

A CEE, nesta quarta-feira, 19, desenvolveu a ação “Quando o tempo se transforma em boas lembranças”, na área ambulatorial, com a instalação do Varal da Recordação, em que foram expostas mais de 100 fotografias de diferentes momentos, tais como atendimentos feitos a pacientes, eventos especiais e conquistas marcantes na trajetória da área assistencial do hospital.

A enfermeira Vanubia Lima, do Setor Ambulatorial, foi uma das integrantes da equipe multiprofissional que ficou tocada por encontrar duas fotografias sua na exposição que a mostrava atendendo os pequenos pacientes em sua rotina profissional. “Gostei muito dessa ideia, pois as boas lembranças reforçam a importância do nosso trabalho e é uma forma de valorizar o que cada profissional faz pela saúde das crianças”, disse.

“Isso ajuda a manter o espírito de pertencimento em cada colaborador e, assim, evidenciar a nossa maior entrega, que é o nosso cuidado, o nosso valor e o nosso amor”, diz Sâmia Medeiros, enfermeira e presidente da CEE.

A diretora Assistencial do Oncológico Infantil, Lorena Portal, explica que a iniciativa é um modo indireto para o fortalecimento da linha de cuidados. “Esta atividade de apoio motivacional é tão especial, pois o fato de trabalharmos com crianças oncológicas torna-se extremamente valorosa a entrega de cada profissional faz”, comenta.

Entre uma ação e outra ocorreram o minuto da reflexão e transmissão pelo sistema sonoro do hospital de mensagens motivacionais, por meio de narrações de diferentes profissionais de saúde. Rodas de conversas e dinâmicas com integrantes da equipe multiprofissional também fizeram parte da programação.

Referência na Região Norte

O Oncológico Infantil Octávio Lobo é unidade de referência voltada, exclusivamente, ao diagnóstico e tratamento especializados do câncer infantojuvenil na região Norte do Pará. Em número de leitos, a unidade é a maior do Sistema Único de Saúde (SUS) e atende a crianças e a adolescentes de municípios do Pará e Amapá. Possui 89 leitos, sendo 79 enfermarias e 10 Unidade de Terapia Intensiva.

A unidade, mantida pelo Governo do Pará e gerenciada pela Pró-Saúde, foi a primeira com atendimento à oncologia pediátrica no Estado a alcançar o nível máximo da certificação de qualidade, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde