Hospital Municipal realiza capacitação de gestores sobre análise de incidentes

Colaboradores do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes participaram de capacitação sobre notificações e análise de incidentes de seguranças relacionados à assistência do paciente.

O objetivo, conforme explicou Érica Laurindo, gerente do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do hospital, foi consolidar a cultura da qualidade assistencial e as boas práticas no cuidado com o paciente.

A capacitação foi realizada pelo médico Fernando Paragó, do NQSP da sede da Pró-Saúde.

“Os colaboradores conheceram a nova metodologia de análise de problemas, tendo como base as ferramentas da qualidade visando o melhor direcionamento da definição de estratégias efetivas na redução dos riscos relacionados à assistência à saúde”, detalhou Érica.

No dia 22 de março, o Hospital Municipal recebeu certificado de qualidade Acreditado, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Trata-se de uma certificação que atesta a eficiência nos critérios de segurança do paciente em todas as áreas, incluindo aspectos assistenciais, estruturais e processos de trabalho.

Um dia depois da certificação, colaboradores da unidade lançaram uma campanha para alcançar uma nova graduação do certificado de qualidade, a “Acreditado Pleno”. Para alcançar a outorga, também concedida pela ONA, a unidade terá de atender aos critérios de segurança e gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde