Hospital Municipal passa a oferecer Terapia Ocupacional aos seus pacientes

A Terapia Ocupacional é a ciência que utiliza recursos terapêuticos para prevenir e tratar dificuldades físicas e psicossociais que afetam o desenvolvimento e a independência das pessoas. E é esta ciência que os pacientes do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes passaram a contar na equipe multidisciplinar.

Natacha Harumi Ota, responsável pela atividade no hospital, explica que o terapeuta ocupacional “reúne tecnologias que visam a emancipação e a autonomia de pessoas que, por razões ligadas a problemas físicos, sensoriais, mentais, psicológicos e sociais, apresentam temporariamente ou definitivamente dificuldades na inserção e na participação da vida social”.

“Todos temos objetivos e coisas que precisamos e queremos realizar, no entanto, acontecimentos da vida podem fazer como que as nossas metas pareçam impossíveis”, ponderou Natacha.

“Os terapeutas ocupacionais ajudam as pessoas a encontrarem ferramentas e estratégias que elas podem utilizar para vencer barreiras como doenças e deficiências e, assim, alcançar estes objetivos”, acrescentou.

Ela explica que entre as técnicas adotadas pela Terapia Ocupacional está a tecnologia assistiva, que utiliza recursos eletrônicos, comunicação alternativa, adaptações para carros, projetos arquitetônicos de acessibilidade, auxílio para déficit auditivo e para dificuldades de visão. Outras técnicas também usam a possibilidade de prescrição de cadeira de rodas e sistema de adequação da postura, além da confecção de órteses e próteses.

No Hospital Municipal, a Terapia Ocupacional amplia as possibilidades de atuação da equipe multidisciplinar, que já contava com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, assistente sociais e nutricionistas. Trata-se de uma terapia complementar cujos pacientes em recuperação são encaminhados para o tratamento pelos médicos especialistas da própria unidade.

De acordo com Natacha, o trabalho do grupo ajuda os pacientes internatos na UTI e no setor de internação a conseguirem uma recuperação completa de forma mais rápida.

 

Sobre a terapia ocupacional

 

Ainda pouco difundida, a Terapia Ocupacional é uma atividade regulamentada por meio do Decreto Lei 938 de 1969, que determinou um código de ética supervisionado pelo Conselho Federal de fisioterapia e terapia ocupacional.

Os terapeutas ocupacionais atuam na reabilitação de pacientes com vários tipos de disfunções, desde neurológicas a ortopédicas. Trata-se de uma especialidade que contribui para o tratamento de traumatismos cranianos, acidentes vasculares cerebrais, artrite reumatoide, esclerose múltipla, Parkinson, Alzheimer entre outros.

Nos hospitais psiquiátricos, os terapeutas ocupacionais também atuam em instituições de apoio a dependentes químicos e centros prisionais. Na área de pediatria, o profissional desenvolve tratamentos para crianças com hiperatividade, atrasos de desenvolvimento, deficiência motora e mental, dificuldades de aprendizagem e disfunções sensoriais. Podem ser integrados em unidades de saúde, em equipes de intervenção precoce, centros de saúde, instituições para pessoas com deficiências.

O objetivo da terapia ocupacional é habilitar ou reabilitar o indivíduo para desempenhar suas atividades habituais (serviços domésticos, autocuidado corporal, lazer, participação social e familiar).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde