Hospital Municipal lança projeto para economizar água e energia elétrica

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, localizado na grande São Paulo, lançou o projeto de economia de água e energia elétrica. Idealizado pelo setor de Sustentabilidade, o objetivo é reduzir em até 20% o consumo de água e 10% o de energia elétrica — uma das principais despesas mensais da unidade. A base para comparação será a média do segundo semestre de 2015.

Para atingir a meta de diminuição do consumo de água, será realiza uma série de ações, entre elas a readequação nas torneiras, chuveiros e descargas do hospital e, ainda, serão criados indicadores para acompanhamento do consumo.

“Realizamos vistorias e constatamos a oportunidade de melhorar a eficiência das torneiras, chuveiros e descargas. Há possibilidade de fazermos os mesmos processos de utilização, com um menor consumo de água”, disse o engenheiro ambiental da unidade Marcel Portela, responsável pelo projeto de economia.

Um levantamento e mapeamento dos dispositivos hidráulicos será realizado. Os arejadores (peças que possibilitam um controle maior da vazão) das torneiras serão substituídos, assim como as válvulas das descargas.

A economia de energia elétrica será atingida com a elaboração de normas nas rotinas de funcionamento de aparelhos de ar-condicionado, ventiladores e exaustores de todo o hospital.

“Os maiores vilões do consumo são o ar-condicionado, que representa 65% do total de gasto com energia elétrica, e a iluminação, com 15%”, detalhou o engenheiro ambiental.

Entre as mudanças está a criação de uma rotina capaz de determinar horários de operação do aparelho no período noturno. “A próxima etapa do projeto será estabelecer uma rotina de funcionamento para o período diurno e definir as normas para a verificação das luzes, com objetivo de analisar se elas foram desligadas após o fim do expediente”, explicou Portela.

A eficiência do projeto será medida três meses após a implantação.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde