Hospital Municipal amplia a rede de exames de Mogi das Cruzes

Com pouco mais de dois meses de funcionamento, o Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT) do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes já realizou 7,7 mil exames. O SADT oferece vários tipos de resultados que têm o objetivo de esclarecer o diagnóstico e realizar procedimentos terapêuticos específicos para os pacientes.

 

Além dos testes oferecidos a partir da abertura da unidade, desde agosto, o hospital passou a contar com endoscopia, colonoscopia, anatomia patológica (biópsia) e ecocardiograma. E ainda em setembro, terá à disposição dos pacientes um dos mais modernos equipamentos de tomografia computadorizada.

 

Com a ampliação dos procedimentos e a chegada de novos equipamentos, o Hospital Municipal ampliou a oferta de exames do Sistema Integrado de Saúde (SIS) da Prefeitura de Mogi das Cruzes. O resultado é notado na evolução do atendimento. Em julho, o hospital administrado pela Pró-Saúde realizou 3,1 mil exames. E em agosto, saltou para 4,5 mil. Uma aumento de 45%.

 

No primeiro mês de atividades (entre 31 de junho e 30 de julho) , a média foi de quase 100 exames por dia. No mês seguinte (de 1º a 31 de agosto), a média diária subiu para cerca de 150. Todas as metas estipuladas de acordo com a programação estão sendo atingidas e, em muitos casos, ultrapassadas.

 

Os serviços atualmente prestados são: laboratório de análises clínicas; radiografia (simples e contrastada); ultrassonografia; endoscopia; colonoscopia; eletrocardiograma; ecocardiograma colorida; além de exames especializados, como a anatomia patológica.

Os agendamentos são realizados por meio do SIS, que direciona os pacientes ao Hospital Municipal de Mogi das Cruzes.

 

Balanço

Durante estes dois meses, foram realizados 6,2 mil exames laboratoriais, 1,2 mil diagnósticos de raio X, e 199 ultrassonografias. Endoscopia, colonoscopia, ecocardiograma e biópsia (que começaram na última semana de agosto) já somam 22 testes.

 

O equipamento de tomografia computadorizada do hospital está sendo montado. Comprado, por meio de licitação, por R$ 1,7 milhão, o aparelho, um dos mais modernos em atividade na rede pública de todo o Estado, chegou à unidade em 1º de setembro. Ele está sendo montado e a equipe treinada.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde