Colaborador faz caricaturas em oficinal do Hospital Metropolitano de Ananindeua

Hospital Metropolitano realiza oficina de talentos com colaboradores

A ação integra a programação da Semana do PGRSS, voltada para a sustentabilidade e gerenciamento de resíduos na unidade

Homenagear os colaboradores que atuam no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) e abrir espaço para que eles mostrem suas habilidades fora da área de atuação profissional, foram o foco da oficina “Mostre o seu talento”, realizada na última quinta-feira (18) na unidade.

A ação integra a programação da Semana do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), que entre os dias 16 e 19 de agosto, contou com atividades como oficinas, palestras, mesas redondas, jogos interativos e blitz educativas, realizada nos diversos setores do HMUE.

Na entrada principal da unidade hospitalar, que faz parte da rede de saúde do Governo do Pará e é gerenciada pela Pró-Saúde, a oficina atraiu diversos colaboradores, entre eles, Telma Mendes, que atua no Núcleo de Educação Continuada (NEP). “Abrir esse espaço é fundamental para que a gente reconheça essas pessoas, que muitas vezes nem sabemos que desenvolvem algo tão lindo”, comenta.

Entre os artistas que fizeram parte da atividade e mostraram suas habilidades está Ricardo Costa Lemos, que, além de atuar como auxiliar de serviços gerais no Metropolitano, é caricaturista. “É algo que eu descobri em mim, vi que tinha facilidade em desenhar pessoas e coisas e me aprofundei nesse gosto. O que para muitas pessoas é cansativo, para mim, é um prazer que eu curto muito”, conta Ricardo.

Já Raimundo Nonato, que integra a equipe do Serviço de Higiene e Limpeza (SHL), atua, paralelamente à sua atividade funcional, como artesão, desenvolvendo peças com materiais recicláveis. “Para mim, é uma terapia. Eu descobri esse dom há muito tempo e faço sempre que saio aqui do trabalho. Comecei com isopor, passei para o desenho e hoje foco no papelão, produzindo itens como vasos, bonecas e quadros”, declara.

A gerente de Apoio Beatriz Garcia, destaca que a sustentabilidade é um dos valores institucionais da Pró-Saúde. “Essas atividades reforçam o comprometimento do Hospital Metropolitano à frente das questões sustentáveis, que são prioritárias em todos os eixos”, complementa a profissional.

Referência no tratamento de média e alta complexidades em traumas e queimados para a região norte pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência dispõe de leitos nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria, cirurgia plástica exclusivo para pacientes vítimas de queimaduras, além UTIs. A unidade recebe pacientes da Região Metropolitana de Belém, dos diferentes municípios do Pará e de outros Estados.