Hospital Metropolitano realiza nova etapa de projeto para desenvolvimento de líderes

Iniciativa visa aprimorar habilidades e competências, proporcionando uma gestão de confiança, respeito empatia

Nesta semana, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HUME), localizado em Ananindeua, na Grande Belém, realizou o segundo módulo do “Projeto Decolar”, com o tema “Desenvolvimento Pessoal e Liderança”. O objetivo da iniciativa, lançada em julho deste ano, é capacitar lideranças para atuação na unidade.

O novo encontro, organizado pelo Setor de Gestão de Pessoas, em parceria com o Núcleo de Educação Permanente (NEP), foi realizado no Centro Cultural Tancredo Neves (CENTUR), em Belém. No total, serão 12 módulos de treinamentos, realizados ao longo do ano.

“Escolhemos um local diferente para proporcionar mais liberdade e interação entre as equipes. Essa quebra na rotina é importante e serve de estímulo para os profissionais, para trazer olhares diferentes”, explica Thamires Raiol, supervisora de Recursos Humanos. Além do conhecimento adquirido e compartilhado, o encontro também buscou ampliar o sentimento de pertencimento.

O “Projeto Decolar” tem como objetivo desenvolver os líderes de diversas áreas do Metropolitano, por meio do aprimoramento das competências e habilidades comportamentais, proporcionando uma gestão de maior confiança, respeito e empatia. Este módulo contou com a participação de Patrícia Hermes, diretora hospitalar do Materno-Infantil de Barcarena, que compartilhou sua trajetória profissional, desde o operacional até o cargo de gestão dentro da entidade filantrópica Pró-Saúde, gestora das unidades.

“Buscamos, além de treinar e desenvolver cada vez mais os líderes, que são os grandes engajadores e espelho dos colaboradores, também impulsionar o alcance de metas, impactando positivamente na qualidade do atendimento ao paciente”, destaca Thiago Zache, diretor hospitalar da unidade.

Além das palestras, foi realizada ainda uma dinâmica que destacou a importância do trabalho em equipe, liderança e comunicação, que buscou provocar uma autoanálise nos profissionais e proporcionar reflexões sobre a carreira e visão de futuro.

“Desenvolver pessoas é o grande desafio das instituições na atualidade. O nosso projeto busca atender esta lacuna e tem oportunizado aos gestores do nosso hospital estas reflexões, ampliação do conhecimento e liberdade para construírem melhores práticas”, complementa o gestor.

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, pertencente ao Governo do Estado, atua como referência no Norte do Brasil para tratamento de traumas e queimados. Com os treinamentos, a unidade se destaca, também, na qualificação e educação continuada dos profissionais.

Ao longo dos próximos meses, o “Projeto Decolar” do HMUE deve abordar ainda temas como gestão de pessoas e conflitos, qualidade e segurança do paciente, comunicação, gestão financeira e liderança de alta performance.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde