Hospital Metropolitano promove atividades educativas no Dia Mundial de Higienização das Mãos

A unidade lançou a ação “Higienizar as Mãos Transforma Vidas” aos usuários e colaboradores, com direito a materiais educativos, quiz e simulação de higiene com luz negra

Para conscientizar a população sobre a importância da correta lavagem das mãos, a Organização Mundial da Saúde (OMS), instituiu 5 de maio como o Dia Mundial de Higienização das Mãos.

A prática realizada de forma apropriada, inibe infecções e pensando nisso, para incentivar profissionais e usuários a fazerem o procedimento correto, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) desenvolveu a ação “Higienizar as mãos transforma vidas”.

“Quando a gente fala de evitar infecções ou problemas por vírus e bactérias, a higiene das mãos é o passo principal que deve ser levado em consideração”, explica Silvia Estela, enfermeira e coordenadora do Serviço de Controle de Infecção do HMUE.

Com o intuito de celebrar a data, foram desenvolvidas atividades lúdicas sobre a temática, a fim de aprimorar o conhecimento dos usuários e colaboradores da unidade e proporcionar interação por meio da programação, que contou com quiz, entrega de materiais educativos, além de simulação de higiene com o uso de luz negra.

“Com a chegada da pandemia da Covid-19, a lavagem das mãos voltou a ser tema de importante e fundamental discussão na sociedade e ganhar a importância necessária”, completa a profissional.

Entre as participantes, está Jéssica Pinho, que atua como supervisora de Qualidade no Hospital Metropolitano. Ela reconhece a relevância da ação e comenta: “é realmente importante reforçar essas práticas, não só aqui dentro do hospital, mas também em outros ambientes como em nossas casas mesmo”.

Criado pelo Governo do Pará e gerenciado pela Pró-Saúde, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência é referência em atendimento a vítimas de queimaduras e traumas, de diversas complexidades. Dentro da unidade, diversas ações são desenvolvidas com foco na prevenção de doenças e bem-estar, tanto de pacientes e acompanhantes, quanto de profissionais.

“Uma boa higienização das mãos também é vital na prevenção de quaisquer infecções adquiridas. Nada melhor que incentivar essa correta prática de maneira educativa e lúdica, com exemplos que todos dentro do hospital podem e devem seguir”, comenta a médica e diretora técnica do Hospital Metropolitano, Renata Coutinho.

Prevenir é urgente – Dados da Organização Mundial de Saúde justificam a urgência de ações voltadas à ampliação da higienização das mãos. Segundo a OMS, as infecções adquiridas na área de saúde afetam milhões de pacientes e profissionais em todo o mundo, todos os anos, e metade dessas infecções podem ser evitadas com a implementação de práticas e programas, incluindo estratégias de melhoria da higienização das mãos.

Para a órgão, a razão principal para isso é que, em alguns países subdesenvolvidos, apenas um em cada 10 profissionais de saúde pratica a higienização adequada das mãos enquanto cuida de pacientes com alto risco de infecções associadas.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde