Hospital Metropolitano premia setor que mais higieniza as mãos

O simples ato de higienizar as mãos corretamente é fundamental para evitar os riscos de contaminação dentro do ambiente hospitalar. Pensando nisso, a equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), que durante todo o ano de 2015 realizou ações de orientações junto aos colaboradores e usuários da unidade, prestou, nesta quarta-feira (23) homenagem à equipe que mais se destacou e obedeceu as normas em prol da segurança dos pacientes. A campeã foi a equipe da Unidade de Terapia Intensiva – Adulto 1.

Reconhecidos com o título de Equipe Ouro no Salvar Vidas, a UTI Adulto 1 obteve 92,59% de aprovação durante as situações de lavagem das mãos com água e sabão, álcool gel em suas atividades assistenciais. A equipe multiprofissional, composta por enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagens e fisioterapeuta receberam o Certificado de Reconhecimento da Observação da Higienização das Mãos, além de brindes e cartão natalino. Mesmo sendo uma unidade crítica, expostos a procedimentos de risco, a equipe tem se esforçado para garantir a segurança do paciente e segue com os protocolos em benefício da vida humana.

Durante todo o mês de dezembro a comissão do SCIH visitou os setores do HMUE, e preencheu um formulário padrão, preconizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), por conta do Programa de Segurança do Paciente, com os indicadores de utilização correta do uso do álcool em gel por toda equipe. Segundo a coordenadora do SCIH, médica Vanessa Santos, a iniciativa busca orientar e incentivar o hábito de higienização constante das mãos, principalmente dos colaboradores do hospital antes, durante e depois de qualquer procedimento. “O simples gesto de lavar as mãos salva vidas” destaca. 

De acordo com o coordenador de enfermagem da UTI, Cássio Costa, o ato de higienizar as mãos com frequência já se tornou rotina prioritária entre os funcionários, inclusive com cobranças e fiscalizações entre eles mesmos. “Sabemos o quanto é importante para a segurança do paciente lavar as mãos com frequência e corretamente, mas o gostinho saudável da competição e da vitória sempre é bom, o que gera mais empenho e determinação entre as equipes, e quem ganha com isso são os nossos pacientes”, comemora Cássio.

Papai Noel

Na campanha de higienização das mãos do HMUE, até Papai Noel entrou no clima, e nesta quarta-feira, 23/12, ele deixou de lado o recado natalino, para conscientizar os colaboradores sobre a importância de lavarem as mãos rotineiramente durante o exercício da sua atividade profissional. Papai Noel falou do Natal, mas deixou claro: o ano que vem volta para saber se todos estão de mãos limpas.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde