Banda da Polícia Militar

Hospital Metropolitano e banda da Polícia Militar fecham a Semana de Enfermagem na unidade

O objetivo é levar homenagens aos profissionais de saúde pelo trabalho frente à pandemia

Saxofones, trompetes, clarinetes, partituras. Essas foram as armas usadas pela banda de Música e Sinfônica da Polícia Militar do Pará (PMPA) para homenagear a vida de pacientes e o trabalho de profissionais da saúde do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua.

A apresentação ocorreu na manhã desta quinta-feira, 20, e faz parte da programação criada pelo Hospital Metropolitano, alusiva a Semana do Enfermeiro e do Técnico de Enfermagem, comemorado entre os dias 12 a 20 de maio.

Para que a ação ocorresse com segurança, foram adotadas medidas com base nas orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Portanto, a ação foi realizada com distanciamento social, uso de máscara e em área aberta, para evitar a proliferação da Covid-19.

“Falar de música é falar de ganhos psicológicos, pois trata humor, depressão, ansiedade e o estresse. Essa parceria com a Polícia Militar vem justamente para dar mais energia aos pacientes e colaboradores”, enfatizou Natália Failache, supervisora de Humanização do HMUE.

Os colaboradores do Metropolitano receberam homenagens da banda da Polícia Militar logo no início da apresentação, principalmente pelo trabalho frente à pandemia. “Não tenho palavras para descrever esse momento, por essa homenagem e por estar viva, sabendo que ajudei muita gente”, declarou a enfermeira Alessandra Trindade.

Diferente dos anos anteriores, os músicos não visitaram os leitos e a apresentação ocorreu na recepção principal do hospital. Portanto, a maioria dos pacientes acompanharam a apresentação sem sair dos leitos, mas das janelas dos quartos.

De acordo com o subtenente da PM e maestro da banda, Franklin Vieira, o repertório foi planejado com o objetivo de descontrair os pacientes e os profissionais do Hospital Metropolitano. “Nosso objetivo é levar um pouco mais de alívio para essas pessoas, pois precisamos ter mais alívio na vida”, disse.

A diretora Hospitalar do HMUE, Alba Muniz, agradeceu a parceria entre a entidade e a Polícia Militar. “O Governo do Pará, a Pró-Saúde, entidade gestora do hospital e nós, do Metropolitano, agradecemos a todos os policiais militares pelo momento único e mágico. Sabemos o poder que a música tem para o ser humano, principalmente para os que estão precisando de força nesse momento delicado”, concluiu.

Assistência no Metropolitano

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência é uma unidade do Governo do Pará, sendo gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde. A unidade é especializada no atendimento de traumas e queimados na região Norte do Brasil.

No ano passado, durante 74 dias, o HMUE foi uma das unidades de referência para o tratamento de pacientes com o novo coronavírus. Foram 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que possibilitaram 184 atendimentos com auxílio de quase 100 profissionais, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, entre outros.

Além do combate à pandemia, o HMUE manteve o atendimento dos casos de média e alta complexidades envolvendo traumas e queimados. Em todo o ano de 2020, o HMUE prestou mais de 530.703 mil atendimentos nas áreas de traumatologia, cirurgias, neurocirurgia e pediatria.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde