Hospital Metropolitano capacita colaboradores sobre Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde

 O ambiente hospitalar esconde perigos ao meio ambiente e ao ser humano, como materiais biológicos  infecto-contagioso, por isso, há a necessidade de capacitar continuamente os profissionais que diariamente lidam com esses resíduos dos serviços de saúde. Compromissado com a segurança do paciente e do colaborador, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua (PA), realizou, no dia 3/9, palestra sobre o tema. Participaram 35 colaboradores que atuam no Serviço de Higienização e Limpeza e no Serviço de Processamento de Roupas.

Aos 23 anos, Jéssica da Silva Araújo é auxiliar de higienização do hospital. Para ela, a palestra esclareceu dúvidas sobre a forma correta de descartar os resíduos: lixos comuns, infectantes e perfuro-cortantes. “Com os esclarecimentos podemos dar a destinação correta e realizar o tratamento adequado destes resíduos, evitando assim os acidentes de trabalho e contribuindo com o meio ambiente. Foi um momento que contribuiu para que nossas atividades sejam melhoradas e tenham mais qualidade”, declarou. A palestra foi ministrada pelos técnicos de segurança do trabalho, Carlos Henrique da Costa e Francisca Almeida.

Com este evento buscou-se conscientizar a equipe sobre a segurança dos colaboradores, as situações que envolvem o meio ambiente, os riscos de acidente de trabalho com material biológico e o que deve ser feito para evitá-los. O treinamento faz parte da ação para manutenção e melhoria contínua dos serviços no hospital.

O HMUE mantém uma política de educação contínua para o desenvolvimento de seus colaboradores que resulta na melhoria dos serviços prestados. “Ao investirmos em treinamentos e na capacitação profissional, estamos mudando a realidade dos serviços de saúde tendo como resultado um colaborador cada vez mais preparado e qualificado e um usuário cada vem mais satisfeito com o atendimento recebido”, explicou o diretor Geral do hospital, Rogério Kuntz.

Sobre o HMUE

O Hospital Metropolitano é uma unidade de saúde pertencente ao Estado Pará, para atendimento a casos de média e alta complexidade, referência em atendimento de urgência e emergência em trauma e queimados para todo Estado e região Norte do Brasil, sendo ainda um centro de formação de profissionais. É gerido pela Organização Social Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde