Hospital Metropolitano alerta para a importância da doação de sangue

A unidade, que é referência em traumas e queimados, realiza mais de 200 transfusões de sangue e está com os estoques abaixo do esperado

Com baixa no estoque de sangue, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) alerta a população para a importância da doação, que pode ser feita durante todos os meses do ano.

Referência no Norte do Brasil para o atendimento de traumas de diversas complexidades e o único com um Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), a unidade, que é gerenciada pela Pró-Saúde, realiza mais de 200 transfusões de sangue por mês. A queda no número de doações prejudica quem precisa: o paciente.

“É importantíssimo que as pessoas doem em qualquer época do ano, mas durante o período das férias a tendência é que mais acidentes aconteçam e, consequentemente, mais internações e necessidade de transfusão”, explica a coordenadora da Agência Transfusional do Metropolitano, Silvia Teixeira.

A profissional também alerta que a doação é uma forma de ajudar a salvar vidas e ressalta a importância da ação. “Fazemos o chamado para que as pessoas doem, se engajem e salvem vidas. Ninguém sabe quando vai precisar, exatamente por isso que o estoque não pode, em hipótese alguma, zerar”, completa Silvia.

Como doar?

É necessário comparecer à Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), localizada na travessa Padre Eutíquio, nº 2109, bairro da Batista Campos, que é a responsável por fornecer bolsas de sangue para as unidades da rede estadual de saúde.

Para direcionar a doação ao Hospital Metropolitano é preciso informar o número 708, que é o código de identificação da unidade hospitalar na Fundação.

Para realizar a doação de sangue, é necessário apresentar um documento oficial de identificação (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou habilitação); ter entre 16 e 69 anos; estar bem de saúde e pesar 50kg ou mais. Menores de 16 anos também podem doar, mas acompanhados de seus responsáveis legais.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde