Hospital Materno-Infantil de Barcarena realizará 4º workshop de prematuridade

vento reunirá profissionais de saúde da região do Baixo Tocantins e integra as ações da campanha Novembro Roxo da unidade

O Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB) realizará, no dia 17 de novembro, seu 4º workshop da prematuridade. O evento acontece na data em que é celebrado o Dia Mundial da Prematuridade, data que deu origem à campanha mundial Novembro Roxo.

A cor escolhida simboliza a sensibilidade e a individualidade, características que são muito peculiares aos bebês prematuros.

A unidade, que pertence ao Governo do Estado e atua como referência em obstetrícia e neonatologia para gestantes de alto risco de onze municípios do Baixo Tocantins, organizou um ciclo de palestras para profissionais assistenciais de toda a região, com o objetivo de capacitar e fortalecer a rede de atendimento do Sistema Único de Saúde no interior paraense.

A programação abordará temas como reanimação neonatal, prevenção da hipotermia na sala de parto, desenvolvimento do prematuro, prevenção de lesão de pele nos recém-nascidos, saúde mental materna, boas práticas em sala de parto e atuação e importância do Banco de Leite. O evento contará ainda com dinâmicas de perguntas e respostas e entrega de certificados.

“A expectativa é reunir cerca de 20 profissionais que atuam em diferentes serviços da nossa região. Estamos na quarta edição do workshop e vemos esse evento como uma oportunidade muito rica de aprendizado e troca de experiências, que sem dúvidas, contribuirá para a qualidade e segurança na assistência aos prematuros”, destaca Patrícia Hermes, diretora Hospitalar da unidade.

De acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que cerca de 1 em cada 10 bebês do mundo nasce prematuro. No Brasil, são 340 mil bebês prematuros todo ano, o que equivale a 931 por dia, ou 6 prematuros a cada 10 minutos.

O termo prematuridade designa a ampla categoria de recém-nascidos com menos de 37 semanas de gestação, que podem se dividir em três níveis: prematuro extremo, intermediário e o tardio. “Os prematuros extremos nascem antes das 28 semanas, os intermediários, entre 28 e 34 semanas, e o tardio, de 34 até 37”, explica Lorena Portal, diretora Assistencial do HMIB.

“Entre as principais complicações da prematuridade estão os problemas respiratórios, de controle de temperatura, gastrointestinais e imunológicos. Entre aqueles de longo prazo, há ainda questões relacionadas a problemas de visão, audição e outros”, complementa a profissional da unidade, que é gerenciada pela Pró-Saúde desde sua inauguração em 2018, e já realizou mais de 417 mil atendimentos e 5,3 mil partos.

Importância do Pré-Natal
Entre os principais fatores de risco da prematuridade estão questões como hipertensão, diabetes, infecções, histórico de problemas no colo do útero e gravidez gemelar, lesões ou traumas.

“Por isso, é essencial realizar o pré-natal corretamente. Há uma série de situações que podem ser detectadas precocemente durante as consultas e exames, possibilitando o tratamento e a evitando futuras complicações materno-fetais”, alerta Lorena.

O Ministério da Saúde preconiza ao menos seis consultas durante os nove meses de gravidez, sendo uma no primeiro trimestre, duas no segundo trimestre e três no terceiro trimestre, além de uma sétima consulta no puerpério (até 42 dias após o parto).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde