Hospital Materno-Infantil de Barcarena promove 1º encontro de Profissionais da Saúde

O Banco de Leite Humano do Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), gerenciado pela Pró-Saúde, realizou o 1º encontro de profissionais da saúde em apoio ao aleitamento materno na rede municipal de saúde, além de apresentar as ações que são desenvolvidas pela unidade para atender à população.

Participaram do encontro a equipe multiprofissional do HMIB e do Banco de Leite Humano, assim como, enfermeiras, nutricionistas e representantes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município de Barcarena, pertencente ao Baixo Tocantins.

No encontro foi discutida a importância do Banco de Leite para a região e o planejamento das ações e metas que são utilizadas dentro da unidade e que serão alinhadas aos profissionais da rede de saúde, com o intuito de promover o vínculo entre os projetos desenvolvidos no Hospital Materno-Infantil e nas UBSs para captação de doadoras.

A equipe da unidade também destacou as atribuições e competências do Banco de Leite Humano, assim como as propostas de ações de promoção, proteção e apoio do aleitamento materno, a exemplos, projetos assistenciais e atividades lúdicas, como banho de ofurô aos bebês, projeto redinha para o conforto da criança e doações.

“É um momento muito importante para nós do município de Barcarena e para equipe de Atenção Básica. Viemos somar com o Materno-Infantil e fortalecer a Atenção Básica de Saúde com parcerias. Queremos propor capacitação e métodos eficazes que gerem resultados na rede de saúde. Conhecendo a estrutura dessa unidade, com certeza, o resultado será satisfatório. Vamos sensibilizar as mães que estão nas Unidades Básicas para participar dessas ações, além de oferecer acompanhamento e orientações para que o fluxo da saúde seja eficaz. Estamos à disposição para implantar esse projeto no nosso município e outros que virão”, destaca a Coordenadora de Atenção Básica da Saúde de Barcarena, Cleise Gomes.

Ainda no encontro, os profissionais da atenção básica puderam conhecer a UCI Neonatal e salas de internações, assim como os projetos desenvolvidos nessas áreas como o Projeto Octos, um polvo em crochê para prematuros que auxilia no acalentamento e estímulos do bebê.

Houve ainda a apresentação de cursos já realizados pela unidade, a exemplo a exemplo das orientações ao aleitamento materno para gestantes e mães que são assistidas pela unidade e que, posteriormente, será expandido a comunidade, assim como rodas de conversas sobre a amamentação e musicoterapia, entre outros.

“Nossos projetos incidem além de um serviço prestados às mães e bebês. Aqui levantamos uma questão social em cada ação e tudo é construído para prestarmos uma assistência completa. Por isso, é muito importante fortalecer essas alianças com as unidades básicas e juntos reforçamos, não somente o Banco de Leite para termos estoque e doadoras, mas também, fortalecemos o atendimento e a recuperação dos pacientes da nossa comunidade, com uma prestação de serviço eficiente através de parcerias”, afirma Geovanny  Magalhães, coordenador de enfermagem da unidade.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde