Hospital Materno-Infantil de Barcarena lança projeto para doação de leite materno

O objetivo é aumentar as chances de recuperação de bebês internados em UTIs neonatais e instruir as mães no período de aleitamento

Neste mês de julho, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), no Pará, em parceria com a ação Bombeiros da Vida, lançou o projeto “Cegonha Móvel”. A ação visa incentivar o aleitamento materno exclusivo (AME) até o sexto mês de vida e estimular a doação do leite humano ordenhado, por meio da coleta domiciliar.

Entre as atividades desenvolvidas pela equipe do hospital, destacam-se: a sensibilização de gestantes e puérperas quanto a importância da amamentação, a doação do excedente de leite produzido, o cadastramento de doadoras, a divulgação do projeto mediante palestras educativas de aleitamento e a visita domiciliar para fazer a coleta externa com o apoio dos Bombeiros da Vida.

De acordo com Danielly Souza, nutricionista do Materno-Infantil de Barcarena, a iniciativa é muito importante para o desenvolvimento do bebê ser mais saudável. A profissional destaca ainda que toda mãe que amamenta, pode se tornar doadora.

“A doação de leite materno é fundamental para ampliar as chances de recuperação de bebês prematuros e de baixo peso que estão internados em UTIs neonatais. Com esta nova iniciativa do hospital, podemos expandir informações sobre a melhor nutrição para os recém-nascidos e crianças, além de estimular a doação de leite humano e promover mais saúde para a população”, explica.

Atualmente, a coleta tem sido feita toda sexta-feira, a partir das 14h, com rota pré-estabelecida de acordo com o número de doadoras cadastradas. Com a arrecadação realizada até o momento, o Banco de Leite Humano do Hospital Materno-Infantil de Barcarena já atendeu mais de 15 bebês prematuros. A unidade, gerenciada pela Pró-Saúde, atua como principal referência para gestantes de alto risco na região do Baixo Tocantins.

Como participar:
Para doar é preciso estar saudável, em período de amamentação e com boa produção de leite. Além disso, é necessário a caderneta da gestante para verificar os exames recentes.

O cadastro pode ser feito até dia 31 de julho e para se inscrever, basta entrar em contato por meio dos telefones (91) 3753-3685 ou pelo WhatsApp (91) 9.8897-9830, e seguir as orientações dos representantes do projeto.

Durante as visitas, além de participar de um ato solidário, a doadora também recebe informações sobre a importância e os benefícios da amamentação para a mãe e o bebê, aprende sobre a amamentação sob livre demanda (guiada pelo bebê), conhece os sinais de fome e técnicas para amamentar. O projeto também instrui sobre a extração de leite (ordenha) e disponibiliza os frascos de vidro para a coleta.

O Hospital Materno-Infantil de Barcarena é uma unidade do Governo do Pará com atendimento 100% gratuito por meio do Sistema único de Saúde (SUS). Em agosto de 2021, se tornou o primeiro hospital da região do Baixo Tocantins a receber o selo Amigo da Criança, concedido pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e OMS (Organização Mundial da Saúde), aos hospitais que realizam o cumprimento dos dez passos para o sucesso do aleitamento materno.

SERVIÇO
Projeto: Cegonha Móvel
Data: cadastramento até 31/07, por telefone
Contatos: (91) 3753-3685 ou WhatsApp (91) 9.8897-9830.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde