Fisioterapia

Hospital Madre de Dio promove I Simpósio de Fisioterapia

Com o tema “Atualidade em Terapia Intensiva e Reabilitação”, o evento busca disseminar o conhecimento da fisioterapia hospitalar na região Oeste paranaense

O Hospital Madre de Dio em São Miguel do Iguaçu (PR), promove nesta quarta-feira (27), o I Simpósio de Fisioterapia, com o tema “Atualidade em Terapia Intensiva e Reabilitação”. O objetivo do evento é disseminar o conhecimento da fisioterapia hospitalar na região Oeste paranaense.

De caráter técnico-científico, o simpósio é destinado a fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, acadêmicos e comunidade geral interessada no assunto.

Para Romerito Margotti, diretor Assistencial do Madre de Dio, esta é uma excelente oportunidade para destacar o papel desses profissionais na área hospitalar.

“Não há dúvida da importância desses profissionais para o ambiente hospitalar. Durante a crise da pandemia da Covid-19 esta especialidade ficou ainda mais em evidência. A temática desse primeiro simpósio surgiu a partir dessa observação. Queremos que a sociedade entenda a importância das técnicas de reabilitação promovidas pela equipe de fisioterapia na intervenção de pacientes em tratamento intensivo”, afirma Margotti.

O evento será das 8h às 14h, e contará com a participação de quatro fisioterapeutas palestrantes, além de representante do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 8ª região (Crefito-8), confira a programação completa abaixo.

Para a fisioterapeuta e responsável técnica, Fernanda Pumi, uma das organizadoras do simpósio, o intuito também é ampliar e desmitificar a atuação desse profissional.

“Com este evento, queremos desmistificar a percepção de que os fisioterapeutas trabalham apenas com técnicas manuais e dores musculares. Com a pandemia da Covid-19, isso ficou evidente. A atuação em ambientes de terapia intensiva reafirmou a potencialidade e amplitude desses profissionais” finaliza Pumi.

Devido as medidas de restrições sanitárias, para esse simpósio serão disponibilizadas 90 vagas presenciais. As inscrições deverão ser feitas na plataforma Even 3, acesse aqui. É necessário preencher o formulário online para participar. Será disponibilizado certificado de participação após o evento.

Considerado um dos hospitais mais avançados do Estado paranaense, o Madre de Dio tem capacidade para 304 leitos, além de possuir cinco salas cirúrgicas, pronto-socorro completo e departamento de imagem com oferta de exames de alta complexidade. A unidade é gerenciada pela Pró-Saúde, uma das maiores entidades de administração hospitalar do país.

Confira a programação completa do simpósio:

– 8h00 às 8h30 – Credenciamento
– 8h30 – Abertura
– 9h às 9h50 – Rotinas Fisioterapêuticas em Terapia Intensiva voltada para Covid-19, com Fernanda Pumi Alliana
– 9h50 às 10h10 – Coffee-break
– 10h10 às 11h00 – Impactos Socioeconômicos da Reabilitação Intensiva, com Alexssandro Pereira
– 11h00 às 12h00 – Por Que Ficamos Doentes na Visão da Reprogramação Biológica? Com Tainara Maria Hubner
– 12h00 às 13h00 – Tempo de Ventilação Mecânica e Medidas de Prevenção PAV, com Rita Andrea Rivas Gómez
– 13h00 às 14h00 – Atuação do Fisioterapeuta na Segurança do Paciente Crítico, com Fernanda Pumi Alliana
– 14h – Encerramento e coffee-break

Serviço
I Simpósio de Fisioterapia do Hospital Madre de Dio
Data: 27 de outubro de 2021
Horário: das 08h às 14h
Local: Auditório do Hospital Madre de Dio
Vagas: 90 vagas presenciais
Inscrições: clique aqui.
Informações: (45) 3565-6000
O evento é gratuito e os participantes receberão certificado.