Hospital Galileu promove cinema nas enfermarias

A humanização no atendimento é uma premissa do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém. E dentro desse contexto, a mais nova ação são as sessões de cinema nas enfermarias da unidade. O projeto foi denominado Cine Galileu nas Enfermarias e proporciona aos pacientes, impossibilitados de saírem de seus leitos, usufruírem do entretenimento. No hospital, já existe o Cine Galileu, que acontece todas às terças-feiras no auditório do hospital. 

A estudante universitária, Daiane Vieira Silva, 23 anos, é fã da sétima arte e não imaginava que poderia fazer algo que ela tanto gosta estando internada em um hospital. “Eu gosto muito de assistir filmes e sempre que posso vou ao cinema. Achei improvável fazer isso em um hospital, mas para minha surpresa, isso foi possível. É tão bom, sinto-me um pouco mais em casa e ajuda a me distrair. É como se o tempo passasse mais rápido”, garantiu.

O projeto de cinema nas enfermarias só se torna viável depois de uma análise da equipe de humanização, com apoio do setor de psicologia do hospital. É realizada uma visita para conversar com os usuários, a fim de saber mais sobre seus casos e se estão dispostos a assistir filmes. Caso a resposta seja positiva, a sessão é iniciada. O projeto começou na última quinta-feira (25/02), e acontecerá uma vez por semana em três sessões, uma para cada enfermaria da unidade. O primeiro filme do Cine Galileu nas enfermarias foi ‘Desafiando Gigantes’, produção americana que trata sobre fé e superação.

A coordenadora de humanização do Hospital Galileu, Aline Sampaio, explicou que a ideia é deixar mais leve o ambiente hospitalar. “Nossa intenção é preencher com carinho, boas histórias e risadas a estadia de nossos usuários nas enfermarias da unidade. Os filmes causam sensações boas, de alegria, reflexão, ajudam a melhorar a autoestima. E em um hospital, ajuda-se na recuperação dos pacientes de forma muito positiva”, afirmou.

O diretor geral do hospital, Saulo Mengarda, acredita que o projeto vem somar positivamente a todas as ações de humanização da unidade. “Estes projetos são muito importantes para auxiliar no processo de recuperação dos pacientes. Nossa intenção é agregar momentos de alegria ao tratamento deles, que reflitam bem em sua passagem pelo Galileu e os façam deixar o hospital mais fortes, fisicamente e emocionalmente”.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde