Hospital Galileu promove campanha Janeiro Branco

Pela primeira vez no Estado do Pará uma unidade hospitalar pública adere à campanha Janeiro Branco. A ação acontecerá a partir desta terça-feira, 26/01, no Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém (PA), com o tema Janeiro Branco: Quem cuida da mente cuida da vida. Serão três dias de palestras educativas abordando a saúde mental.

De acordo com o diretor geral do Hospital Galileu, a instituição aderiu a campanha que já ocorre em alguns estados há três anos, para assim orientar seus usuários, acompanhantes e colaboradores sobre a importância dos cuidados e de ações que contribuam com a saúde mental. “Buscamos sensibilizar a sociedade sobre o controle do equilíbrio emocional por meio de suas atitudes no dia a dia, seja na vida pessoal ou profissional”, esclareceu o diretor.

O Janeiro Branco acontecerá no Galileu sob a coordenação da psicóloga Jennifer Lopes que irá ministrar a palestra Saúde Mental no Hospital: cuidar da mente é cuidar da vida.  Segundo a psicóloga, a discussão do assunto na unidade hospitalar é importante para desmistificar a temática saúde mental e do trabalho do psicólogo. “O ambiente de cuidados com a saúde é um local insalubre e que gera muito aborrecimento psíquico: pelo esgotamento físico e por conta da proximidade com a morte. E, olhar pra esse sofrimento, para nossa vida e nossa saúde mental é fundamental para que possamos ter bem-estar no trabalho e na nossa vida como um todo”, explicou à psicóloga.

Idealizador do Janeiro Branco no Brasil, o psicólogo Leonardo Abrahão revela a importância e a seriedade de colocar o tema saúde mental em evidência: “creio que a desmitificação desses conteúdos contribui de maneira imensurável para a promoção da saúde mental, realizando esta tarefa de forma didática e acessível a todos”. Leonardo ainda destaca o valor do conhecimento e o acesso a ele: “o acesso ao conhecimento modifica para melhor a vida das pessoas e, isso não é diferente em relação ao universo da saúde mental. Por isso, a campanha janeiro branco se propõe a ser uma campanha de divulgação dos temas e conhecimentos relativos à saúde mental”, definiu.

Palestras

As palestras do Janeiro Branco ocorrerão no dia 26/01 às 07 horas, 10 horas e 11 horas. No dia 27/01 serão duas palestras, às 07 horas e às 10 horas. A ação será encerrada no dia 28/01 em dois momentos, às 15 horas e às 17 horas.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde