Hospital Galileu produz calçados Ortopédicos para auxiliar tratamento de pacientes

As sandálias são confeccionadas dentro do Hospital, sob supervisão de Médicos e Fisioterapeutas

O Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), referência no tratamento em traumas ortopédicos no Estado do Pará, é reconhecido pela qualidade assistencial e atendimento de excelência prestado aos seus usuários, e investe constantemente na melhoria do serviço ofertado. Pensando em amenizar o sofrimento de pacientes que, por conta de alguma fratura, tiveram grandes perdas ósseas, a unidade iniciou a confecção de sandálias ortopédicas que são disponibilizadas gratuitamente aos pacientes em tratamento.

Feitas com supervisão de ortopedista e fisioterapeutas, os calçados auxiliam na recuperação do paciente que apresenta uma dismetria, ou seja, a diferença entre os comprimentos das pernas. “Quando o usuário apresenta uma diferença entre os membros inferiores acima de um centímetro, ele acaba precisando de uma compensação para que o desnível da pélvis não cause escoliose ou artrose, doenças que geram fortes dores ao paciente e pioras em processos inflamatórios”, explica o Ortopedista Geral do HPEG, Dr. Marcus Pretti.

O processo de confecção fica por conta do setor de manutenção da unidade, que é gerenciada pela Pró-Saúde e presta atendimento 100% gratuito. Utilizando materiais como borracha, cola e formas, a sandália é feita sob medida para cada paciente, após a avaliação do médico, que identifica quantos centímetros o solado deverá ter e fará o receituário. Para Gil Gonçalves, responsável pela confecção dos calçados, o sentimento ao fazer as peças é de pertencimento. “Isso faz com que nós, colaboradores, estejamos mais integrados ao hospital, às suas atividades e aos seus resultados, colaborando com a recuperação de nossos pacientes”, ressalta.

Rafael Barroso sofreu um acidente de moto e precisou passar pelo procedimento de alongamento ósseo no HPEG, em janeiro deste ano. Por conta da fratura que sofreu, ficou com uma diferença de 5 centímetros de uma perna para outra. Ele, que já está utilizando o calçado confeccionado na unidade, ressalta a necessidade dele no seu dia a dia. “Eu não conseguia pisar com o pé no chão, por conta da diferença entre as pernas. Agora, com a sandália, já consigo!”, conta o paciente, que caminha todos os dias sob orientação de fisioterapeutas.

**Referência no atendimento em traumas-ortopédicos**
O Hospital Galileu é único Público da região norte do país que realiza alongamento ósseo, procedimento cirúrgico recomendado para a correção das distorções de tamanhos de pernas, problemas ortopédicos que podem ser motivados por diversos fatores. Apenas em 2019, o HPEG realizou 161 cirurgias de alongamento ósseo, proporcionando melhora na qualidade de vida de vários usuários.

Sobre o HPEG

O Hospital Galileu conclui o ano de 2019 com 125 mil atendimentos realizados, sendo 7.872 consultas especializadas, 4.274 internações, 54.077 exames, 3.314 cirurgias e 56.288 atendimentos multiprofissionais.

Gerenciado pela Pró-Saúde, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA). O Hospital Galileu foi o primeiro hospital público da capital a conquistar a certificação ONA 3 Acreditado com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Esta é uma das mais respeitadas entidades avaliadoras dos serviços de saúde do país.

Outro feito inédito foi a conquista do prêmio internacional “Health Care Climate Challenge”, que avalia instituições de saúde que estão avançando em direção ao cuidado inteligente com o meio ambiente. A unidade foi uma das cinco instituições nacionais vencedoras do Desafio do Clima pela Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis (Global Green and Healthy Hospitals – GGHH). O Hospital foi reconhecido na categoria de Redução de Gases do Efeito Estufa (não energia), entre 117 unidades que participaram com inscrições em todo o mundo.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde