Hospital Galileu mantém acreditação da ONA

Pela segunda vez consecutiva, o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém (PA), manteve a acreditação ONA 1 – Acreditado, certificação de qualidade concedida a instituições que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. Para manter a certificação, a unidade passou por uma avaliação, nos dias 10 e 11/10, realizada por avaliadores da Fundação Carlos Alberto Vanzolini – instituição credenciada pela ONA.

A equipe avaliadora que esteve na unidade, avaliou questões ligadas a segurança médica e cumprimento das legislações, e elogiou bastante o comprometimento dos colaboradores do Galileu, que é 100% Sistema Único de Saúde (SUS), sendo gerido pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital também foi o primeiro da Região Metropolitana de Belém a ser Acreditado pela ONA, em 2016.

A líder da equipe avaliadora, Rosana Maria Medeiros, destacou ainda a evolução da unidade desde a última visita de manutenção, realizada nos dias 13 e 14/2, deste ano. “O hospital evoluiu bastante de lá para cá. Já era um hospital que tinha um nível 1 bastante seguro, robusto e isso deixei bastante claro na reunião de encerramento. Mas, agora, a gente já vê uma instituição se preparando para mostrar a interação de processo, vivenciar tudo isso, que é o mais importante”, afirmou Medeiros, que visitou a unidade acompanhada das avaliadoras Cláudia Veloso e Angelina Francisco.

Quanto ao comprometimento da equipe, a avaliadora afirmou que “a equipe de colaboradores se dedica e veste a camisa da organização. Isso é algo importante, e a alta direção do hospital também é muito comprometida. O que existe aqui vai além do comprometimento, é essa crença, o carinho, a dedicação deles por todo o trabalho, e por cada processo do hospital”.

Qualidade
Com pouco mais de três anos de existência – o Hospital Galileu foi inaugurado em abril de 2014 -, a unidade continua evoluindo em relação a qualidade e já conquistou outras certificações importantes como: a certificação Diamante em Fixação Segura de Cateteres e em Prevenção de Lesões de Pele, ambas do programa Soluções Integradas para Saúde – 3M. 

O Hospital Galileu possui ainda o selo ''Materiality Disclosures'' da Global Reporting Initiative (GRI), pela publicação do relatório de sustentabilidade, e o Selo Green Kitchen, que reconhece as boas práticas da cozinha da unidade, seja no âmbito social seja no ambiental.  

O diretor-geral do HPEG, Saulo Mengarda, explica a importância, para o usuário que utiliza os serviços do hospital, de tantas certificações conquistadas. “As certificações nos mostram que o caminho planejado está sendo percorrido com sucesso. É fundamental termos nossos processos auditados, analisados e verificados, pois com isso podemos minimizar os erros e otimizar nossos pontos fortes. Assim, pretendemos seguir sempre em busca de melhoria contínua com foco centralizado no paciente”, ressaltou.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde