Hospital Galileu leva oficina sustentável para escola pública em Belém (PA)

Os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ariri, em Belém (PA), tiveram uma visita especial durante a manhã da última quinta-feira (28). Por meio do setor de sustentabilidade do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), colaboradores puderam levar à escola uma mini oficina de lixeiras que são feitas de uma maneira totalmente sustentável – reaproveitando potes que armazenam. Além de um momento de pintura entre os alunos, deixando a criatividade vir à tona.

Para o coordenador do setor de sustentabilidade do Hospital, Joabe Lopes, a ação faz parte do comitê relacionado à área. “Levando em consideração o social, que também representa o tripé sustentável, pensamos em levar essas dinâmicas para fora do hospital, fazendo com que a comunidade também faça parte dos projetos organizados aqui dentro”, explica.

Lívia, mãe de uma aluna da escola, acompanhou a participação da filha durante a pintura. “Achei a oficina muito boa. Estou, inclusive, pensando em fazer a lixeira na minha casa já que os materiais utilizados são fáceis de encontrar e costumamos usá-los em nosso dia a dia”.

Além da conscientização ambiental, o Hospital Galileu, gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, proporcionou aos alunos e seus familiares uma palestra sobre a importância da lavagem das mãos na prevenção de doenças, ministrada pelo enfermeiro Gabriel Diniz. “É importante levar a orientação não só para crianças, mas também para os adultos. Sabemos que é mais fácil prevenir a doença do que tratar, por isso, devemos tomar medidas simples como a lavagem das mãos antes de tocar em alimentos e após ida ao banheiro. São essas pequenas medidas que poderão prevenir uma série de doenças como Hepatite A e a transmissão do vírus da gripe, por exemplo”, explica Gabriel.

Após o final do evento, a coordenação pedagógica do colégio demonstrou toda sua gratidão com os colaboradores participantes. “Para nós, é de extrema importância a parceria entre o hospital e a nossa escola pois precisamos aumentar a visão dos alunos em relação a prevenção de doenças. Para isso, os profissionais de saúde são fundamentais e o Hospital Galileu sempre nos oferece a oportunidade”, disse Roseane do Socorro, diretora do Colégio Ariri.

Sobre o HPEG

O hospital Público Estadual Galileu (HPEG) é uma unidade de retaguarda que atende baixa e média complexidades, e presta assistência hospitalar em trauma-ortopedia, clínica médica e Cardiologia. O hospital está localizado na Rodovia Mário Covas, nº 2253. A unidade é gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão Secretaria de Saúde do Estado do Pará (SESPA).

 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde