Hospital Galileu fortalece a segurança com equipe de brigadistas

O Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém (PA), realizou a entrega dos certificados de brigadistas na manhã de quarta-feira, 16/03, em uma uma cerimônia especial com a presença dos brigadistas formados no curso Brigada de Incêndio e Emergência e da direção geral da instituição.

Com a equipe de brigadistas, o hospital está preparado para assegurar a seus usuários, acompanhantes e colaboradores as medidas de segurança corretas em caso de acidentes ou incêndios. “Com os brigadistas nos tornamos uma instituição mais segura, pois agora contamos com profissionais capacitados 24h por dia para auxiliar todos os usuários do HPEG em situações de emergência”, garantiu o diretor geral do HPEG, Saulo Mengarda.

Segundo o técnico em segurança do trabalho, Maurício de Brito Silva, a expectativa do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) do hospital, é promover mensalmente treinamentos aos brigadistas, com o objetivo de exercitar a prática das atividades atribuídas a um brigadista. “Os treinamentos nos permitirão executar testes dos equipamentos de combate a incêndios, pois com o tempo eles naturalmente podem apresentar desgastes. Também fará parte dos treinamentos tomar medidas de segurança a fim de conscientizar os colaboradores sobre cuidados preventivos, além de orientá-los sobre como devem proceder ao alarme de um possível acidente no hospital', concluiu Maurício.

É importante lembrar que a equipe de brigadistas é formada por colaboradores do Hospital Galileu, pessoas de ambos os sexos, aptas para agir e realizar atendimentos em casos de emergência, além de atuar na prevenção e no combate de incêndios, evacuação do ambiente, prestação de primeiros socorros e alertas ao Corpo de Bombeiros. Para o colaborar do setor de tecnologia da informação, que agora também integra o grupo de brigadistas, Igor Santos, a nova função contribuirá positivamente para o HPEG. “Acredito que essa nova responsabilidade de brigadista irá contribuir de forma muito positiva para o nosso hospital. Me sinto preparado para ajudar a garantir a segurança na unidade”, afirmou. Os brigadistas serão identificados com um crachá personalizado. Além disso, os setores do hospital onde houver um brigadista terá uma identificação visual específica.

Brigadistas

Todos os hospitais devem atender a normas que garantam a qualidade na segurança de seus usuários, acompanhantes e colaboradores e atendendo a uma delas, descrita na NBR, o Hospital Galileu formou sua equipe de 40 brigadistas.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde