Hospital Galileu encerra oitava turma do curso de cuidador de idoso

Gratidão. Essa foi a palavra usada por Valéria Rendeiro, aluna da 8° turma do curso de cuidador de idosos oferecido pelo Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém (PA), para descrever seu sentimento após o encerramento das aulas. “Todos os profissionais que ministraram possuem uma competência inigualável. E o nosso propósito foi alcançado: o de sermos qualificados e trabalhadores de competência. Só tenho a agradecer ao hospital e a todos que se propuseram a participar e repassarem seus conhecimentos”, diz Valéria.

O curso de cuidador de idosos, oferecido pela Unidade, gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), formou até o momento mais de 200 pessoas. Os participantes procuram uma especialização profissional para garantir um emprego ou até mesmo cuidar de algum familiar. Marlene Dutra, aluna do curso, conta que a sobrinha fez participou das aulas há mais ou menos um ano e logo conseguiu emprego cuidando de um senhor em Belém. “Hoje, ela está em São Paulo trabalhando no cuidado de uma idosa”, conta Marlene, que já cuidou do pai e da sogra, mas hoje pretende trabalhar profissionalmente.

De acordo com Joabe Lopes, supervisor do setor de sustentabilidade do Hospital Galileu, os participantes manifestaram toda a dedicação durante as aulas. “A turma foi muito participativa. Demonstraram todo o interesse e empenho, sempre tirando suas dúvidas com os professores”, explica Joabe.

Cada edição do curso tem a duração de duas semanas e entre os temas abordados estão o cuidado com medicamentos, alimentação, políticas públicas e direitos da pessoa idosa, além de orientações fonoaudiólogas e higiene oral na terceira idade. A próxima turma deverá ser formada daqui a três meses e as próximas inscrições serão divulgadas no site do HPEG.

Sobre o HPEG

O hospital Público Estadual Galileu (HPEG) é uma unidade de retaguarda que atende baixa e média complexidades, e presta assistência hospitalar em trauma-ortopedia, clínica médica e Cardiologia. O hospital está localizado na Rodovia Mário Covas, nº 2253. A unidade é gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão Secretaria de Saúde do Estado do Pará (SESPA).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde