Hospital Galileu é primeira unidade SUS do Brasil a ter Enfermagem certificada por Programa Nacional de Qualidade

O Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém (PA), recebeu, entre os dias 11 e 12/12, uma visita do Programa Nacional de Qualidade (PNQ) do Sistema Cofen e Conselhos Regionais para avaliar as boas práticas assistenciais prestadas pela equipe de Enfermagem do Hospital. Ao final da visita, a qualidade da assistência do Galileu foi considerada de excelência, o que garantiu a unidade o pioneirismo de se tornar o primeiro hospital SUS do Brasil a ter a enfermagem certificada pela Programa Nacional de Qualidade do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

O Diretor Hospitalar do Galileu, Saulo Mengarda, falou sobre o desafio de receber a visita do Cofen com um Programa Nacional de Qualidade que é novo no país e traz uma metodologia de avaliação diferenciada. “É muito bom ser reconhecido, ainda mais tendo esse status de ser o primeiro Hospital SUS do Brasil a receber essa certificação para a equipe de enfermagem, pois mostra uma inovação e que não tivemos medo de encarar o desafio. Com certeza continuaremos atentos para melhorar cada vez mais”, afirmou.
Foi a partir da premissa de que era necessário avaliar, além das instituições, também o desempenho, boas práticas e investimento em qualificação dos profissionais que atuam diariamente na assistência de enfermagem dos hospitais do país, que o Cofen instituiu o Programa Nacional de Qualidade (PNQ).

“É um programa novo no Brasil e no mundo, quando se pensa em um programa que é dirigido ao profissional, que é o ator do processo”, explicou o coordenador do Programa Nacional de Qualidade e assessor da Presidência do Cofen, Cláudio Porto, que parabenizou o trabalho desenvolvido na unidade. “O Hospital Galileu mostra que com um processo de gestão qualificado e bem conduzido é possível uma assistência SUS de qualidade”, ressaltou.

O Hospital Galileu é gerido pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Inaugurado em 2014, o Hospital presta assistência hospitalar em traumato-ortopedia, clínica médica e cardiologia, e é reconhecido por ser ó único hospital público da região Norte a oferecer a cirurgia de reconstrução e alongamento ósseo.

Serviço de Excelência

A Diretora Assistencial do Hospital Galileu, Daniela Castro, destacou o investimento e esforço que a unidade dedica a capacitação contínua dos seus colaboradores como um diferencial do hospital. “Temos estruturado o Hospital Galileu como uma unidade que apoia os recém-formados e também quem já está no mercado para se reciclar e se desenvolver. O nosso objetivo enquanto diretoria é incentivar a equipe assistencial a buscar sempre a melhoria contínua”, enfatizou.

A gestão da Pró-Saúde a frente do Hospital Galileu e o investimento contínuo na capacitação dos profissionais foi reconhecido também pela presidente do Coren Pará, Danielle Rocha, que ressaltou ainda a conquista do Hospital Yutaka Takeda, em Parauapebas (PA) – também gerido pela Pró-Sáude – e que foi o primeiro hospital certificado pelo Programa Nacional de qualidade do Cofen.

“Dois hospitais do Norte do país serem certificados pela excelência do cuidado que a enfermagem presta, pelo trabalho que os profissionais exercem ali, é uma alegria muito grande para a gente”, concluiu a presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Pará.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde