Hospital Galileu desenvolve sandálias ortopédicas para facilitar a recuperação de pacientes

Após uma cirurgia traumato-ortopédica é comum o paciente apresentar receio ao movimentar o membro machucado. O medo de sentir algum tipo de dor é grande, o que acaba atrapalhando a rotina diária, onde a pessoa precisa voltar a se movimentar. Pensando em garantir uma melhora na qualidade de vida desse paciente, o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém (PA), desenvolve sandálias adaptadas para os usuários em recuperação na unidade.

O calçado adaptado é feito sob medida para cada paciente, de acordo com suas necessidades e com a orientação de médicos, fisioterapeutas e enfermeiros. A sandália precisa atender a demanda do paciente, seja por alguma dificuldade no fixador colocado após uma cirurgia ou por apresentar um encurtamento ósseo por conta de fraturas. “Quando o usuário apresenta uma dismetria, ou seja, uma diferença entre os membros inferiores acima de 1 centímetro, ele acaba precisando de uma compensação para que o desnível da pélvis não cause escoliose ou artrose, doenças que geram fortes dores ao paciente, além da piora em processos inflamatórios”, explica o Dr. Marcus Pretes, ortopedista geral do HPEG. Antes da confecção, é necessário que o médico faça as medidas para saber quantos centímetros ao certo o solado do sapato deverá ter.

Natal da Costa, de 55 anos, será um dos beneficiados que ganhará uma sandália adaptada confeccionada no Hospital. “Estou ansioso pela sandália e acredito que vá me ajudar a caminhar sem dificuldade”, diz seu Natal, que sofreu um acidente de moto há alguns meses e já passou por duas cirurgias no hospital por conta de uma fratura em sua perna direita. O ortopedista explica a necessidade do paciente em utilizar a sandália. “No caso do seu Natal, como houve uma fratura em uma de suas pernas, ele precisará pisar no chão para ajudar no processo de consolidação óssea”.

Além de todo o acompanhamento assistencial, o paciente passa por atendimento psicológico, para que entenda a importância de seguir o tratamento. “Faço acompanhamento com o seu Natal três vezes na semana para saber como ele está e como anda o tratamento. E aos poucos, conseguimos que o paciente entenda que o método precisa ser seguido da forma correta”, ressalta Rebeca Moreira, psicóloga do HPEG.

Já a confecção da sandália fica por conta de Gil Gonçalves, que faz parte do setor de manutenção do Galileu. “Faço o reaproveitamento de materiais recicláveis, como tipos de borracha. Além disso, utilizamos um solado de sapato leve, para que fique confortável ao utilizar”.

Outros calçados adaptados já foram confeccionados por Gil no Hospital Público Estadual Galileu, que é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, levando em consideração a situação em que o paciente se encontra para, assim, moldar um sapato de acordo com suas necessidades. É a partir de ações como essa que o Hospital reforça a importância em garantir um atendimento público de excelência a todos os seus usuários, ofertando os melhores tratamentos além de uma assistência médica planejada e que ofereça todo o amparo aos que mais precisam.

Sobre o HPEG

O hospital Público Estadual Galileu (HPEG) é uma unidade de retaguarda que atende baixa e média complexidades, e presta assistência hospitalar em trauma-ortopedia, clínica médica e Cardiologia. O hospital está localizado na Rodovia Mário Covas, nº 2253. A unidade é gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão Secretaria de Saúde do Estado do Pará (SESPA).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde