Hospital Galileu debate segurança do paciente durante Semana de Farmácia Hospitalar

Aumentar a segurança na forma como os medicamentos são prescritos, distribuídos e consumidos, além de sensibilizar os pacientes sobre os riscos associados ao uso indevido de medicações é um dos desafios propostos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Com o objetivo de debater esses temas e reafirmar o compromisso em participar do Desafio Global da OMS de reduzir em 50% os danos evitáveis associados a medicamentos, o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém (PA), realizou a 1ª Semana de Farmácia Hospitalar da Unidade, no período de 21 a 25/1.

A iniciativa foi realizada em todos os hospitais gerenciados pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, no Estado do Pará, e passa a fazer parte do calendário fixo dos hospitais administrados pela instituição. O Hospital Galileu é gerenciado pela Pró-Saúde, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), desde a sua inauguração em 2014.

“Esse evento foi um marco para a instituição e tenho certeza que a partir de agora nossa responsabilidade será ainda maior, pois fomos chamados a ser agentes participativos desse processo que tem por objetivo garantir a segurança do usuário, que é o maior beneficiado por essa ação”, afirmou a Farmacêutica do Hospital Galileu, Jéssica Barbosa.

A Semana de Farmácia Hospitalar contou com atividades lúdicas e palestras que chamavam a atenção da equipe para a importância de seguir os protocolos, checar as informações dos medicamentos antes de ministrá-los, e garantir que todas as barreiras de segurança estão sendo cumpridas. Participaram da programação toda a equipe Multiprofissional da Unidade, composta por Farmacêuticos, enfermeiros, técnicos de Enfermagem, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, entre outros. 

“Durante esta semana tivemos uma série de atividades, que foram muito importantes para a equipe e ainda recebemos a visita da gerente Institucional Farmacêutica da Pró-Saúde que ficou bastante entusiasmada com os processos Assistenciais que viu aqui, com a rotina da equipe, então tenho certeza que estamos no caminho certo”, afirmou o Diretor Administrativo e Financeiro do Galileu, Marcos Silveira.

Inovação

O Hospital Galileu implantou em novembro de 2017 um novo sistema de dispensação de medicamentos através da utilização de bolsas plásticas retornáveis para a entrega de medicamentos. Apenas no primeiro mês de utilização das bolsas retornáveis, a Unidade reduziu em 50 quilos o consumo de plástico comparado com o mesmo período do ano anterior.

Essa e outras experiências exitosas da Farmácia Hospitalar do Galileu também foram apresentadas durante o evento. Enfermeira da Unidade há 1 ano, Aline Santos, ficou entusiasmada com o que viu e destacou a importância da integração entre os profissionais da equipe Multiprofissional. 

“Nós, como equipe Multiprofissional, somos responsáveis por todo o processo de checagem, verificação de medicamentos e administração desses medicamentos, então essa Semana veio reforçar a nossa importância como profissional não só na hora da administração segura de medicamentos, mas também em todos os processos que temos aqui no Hospital”, disse.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde