Colaboradores do HPEG celebram manutenção da ONA 3

Hospital Galileu conquista reconhecimento nacional de qualidade e está entre as melhores instituições de saúde no Brasil

A conquista foi obtida novamente junto a ONA, instituição que atesta a qualidade e segurança assistencial no setor de saúde, por meio de padrões e requisitos reconhecidos internacionalmente

Após passar por uma rigorosa auditoria, o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém, manteve a certificação Nível 3 – Acreditado com Excelência, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Com a certificação, a unidade se mantém entre os hospitais do Brasil reconhecidos por atingirem padrões internacionais de qualidade e segurança assistencial dedicados aos pacientes.

O Hospital Galileu passou por auditoria entre os dias 21 e 22 de setembro, realizado pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, associada a ONA.

A entidade avaliou a qualidade e eficácia dos 1.482 processos internos do HPEG, atestando a qualidade de gestão da unidade, que pertence ao Governo do Estado e sendo gerenciada pela Pró-Saúde.

Laís Mitiko, coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), detalha que o hospital conta com um rigoroso controle interno para avaliação dos procedimentos. “Realizamos auditorias periódicas entre os setores e intensificamos os processos administrativos e assistenciais de cada equipe”, ressalta.

A Certificação

A ONA é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões de qualidade e segurança em saúde no país, sendo a mais respeitada entidade avaliadora do setor no Brasil.

A organização é associada à ISQua, sigla em inglês para a Sociedade Internacional de Qualidade e Cuidados na Saúde. Atua ao lado de instituições presentes em diferentes países, como Estados Unidos, França e Canadá

A metodologia da ONA acredita as unidades de saúde em diferentes níveis. O intuito é auxiliar as organizações no desenvolvimento da segurança dos processos, na gestão integrada e na maturidade institucional.

São três os níveis de abrangência: Nível 1 – Acreditado; Nível 2 – Acreditado Pleno e Nível 3 – Acreditado com Excelência.

De acordo com o diretor Hospitalar Rodrigo Fauth, a certificação ONA é estratégica porque compara a unidade com as melhores práticas do país no setor hospitalar.

“Trabalhamos intensamente e fazemos uso das ferramentas de gestão para alcançarmos todas as certificações que garantam a qualidade dos serviços prestados à população. Além disso, praticamos o desenvolvimento contínuo na capacitação de nossos profissionais para avançarmos cada vez mais na melhoria dos resultados”, ressalta.

Projetos que fazem a diferença

Entre os projetos do HPEG avaliados durante a auditoria, a Gameterapia foi um dos destaques. A iniciativa pioneira no Brasil possibilita a reabilitação de pacientes por meio de jogos eletrônicos, que simulam partidas de futebol, tênis e surfe.

O Curso de Cuidador de Idosos também foi destaque por realizar a capacitação de profissionais e interatividade com a comunidade vizinha do hospital. O curso é oferecido gratuitamente para pessoas de baixa renda e que buscam por uma oportunidade no mercado de trabalho. Desde o início do projeto, em 2017, mais de 260 pessoas já foram capacitadas.

Com um conteúdo ministrado por profissionais da unidade, como psicólogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos, a ideia do curso é a formação de um profissional completo com conhecimentos sobre ética, direitos do idoso, acessibilidade, prevenção de quedas e outros.

Desde a sua inauguração, em 2014, o HPEG vem conquistando premiações e certificações importantes no Brasil. Em agosto de 2019, a unidade conquistou, pela primeira vez, a certificação Nível 3 – Acreditado com Excelência, da ONA.

Antes de alcançar o reconhecimento máximo, o Hospital Galileu já havia recebido outras duas certificações ONA 1, em 2016 e ONA 2, em 2018.

Pertencente e mantido pelo Governo do Estado do Pará, o Hospital Galileu é gerenciado pela Pró-Saúde, uma das maiores entidades filantrópicas de gestão de serviços hospitalares do país — contratada pelo Estado para realizar a gestão plena da unidade

Outras unidades gerenciadas pela Pró-Saúde no Pará também já conquistaram as certificações pela ONA. São elas: Hospital Oncológico Infantil, em Belém, Hospital Regional do Baixo Amazonas, na região de Santarém e o Hospital Regional Público da Transamazônica, em Altamira.

Em Ananindeua, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência conquistou, recentemente, a certificação ONA 2 – Acreditado Pleno.

Atuação durante a pandemia: 145 vidas salvas

Referência e retaguarda em ortopedia desde 2014, o Hospital Galileu enfrentou neste ano um grande desafio entre os meses de abril e junho. A unidade atendeu, exclusivamente, pacientes com o novo coronavírus (Covid-19). Durante 49 dias, 145 pacientes tiveram a saúde restaurada e voltaram para o convívio dos familiares.

Durante o período, toda a equipe assistencial esteve envolvida no cuidado ao paciente, seguindo todas as normas e protocolos exigidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), além da garantia de segurança de todos os profissionais atuantes.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde