Hospital Estadual de Urgência e Emergência recebe certificação ONA 2

O certificado, concedido pela Organização Nacional de Acreditação, é o segundo nível mais importante de qualidade assistencial do País.

Referência em atendimento de traumas no Espírito Santo, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), unidade gerenciada pela Pró-Saúde em Vitória, recebeu, na tarde desta terça-feira (12), a certificação de Acreditado Pleno, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

A ONA é hoje a mais respeitada entidade sem-fins lucrativos que apura com rigorosos padrões o nível de qualidade dos serviços que um hospital oferece para seus públicos. O HEUE foi avaliado entre os dias 14 e 15 de agosto deste ano, pela equipe do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Ibes), e na ocasião, foram analisados todos os processos que garantem a gestão integrada e a segurança assistencial – como identificação correta do paciente, cirurgia segura e higienização das mãos, entre outras diretrizes.

Durante o seu discurso, o diretor hospitalar do HEUE, Paulo Santos, agradeceu a todos os profissionais pela conquista. “Cada conquista é fruto de trabalho em equipe – e a cada ano vamos aprimorando os nossos processos, visando sempre a uma assistência segura e de qualidade para as pessoas que são assistidas no HEUE”, pontuou.

Já o subsecretário de Estado de Assistência em Saúde, Fabiano Ribeiro dos Santos, destacou a gestão de processos que tem sido implantada no HEUE. “Quero agradecer à direção e profissionais do hospital pelo comprometimento e assistência ofertada à sociedade capixaba”, disse.

A cerimônia aconteceu no auditório do hospital, e contou também com as presenças da chefe do Núcleo de Monitoramento Assistencial das Organizações Sociais, Fernanda Gomes; do diretor operacional da Pró-Saúde, Humberto Caetano; o diretor hospitalar da Pró-Saúde, Paulo Czrnhak; representantes da Comissão de monitoramento e avaliação de serviços de saúde do HEUE; do presidente do Conselho Gestor Local, João Carlos dos Santos; a diretora do IBES, Vanice Costa; além dos diretores do HEUE.

**Premiações e reconhecimento**

O HEUE conquistou, nessa segunda-feira (11), o selo de Hospital Amigo do Meio Ambiente, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo. Neste ano, ficou entre os cinco melhores no segundo ciclo do Projeto Lean nas Emergências, uma iniciativa do Ministério da Saúde, realizada em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O objetivo é auxiliar as instituições a melhorarem processos para reduzir a superlotação nas urgências e, e em contrapartida, aperfeiçoar o atendimento prestado.

O HEUE também conquistou, em 2017, o selo “Materiality Disclosures”, concedido pela Global Reporting Initiative (GRI), uma entidade sem fins lucrativos sediada na Holanda, que estimula e reconhece, em escala mundial, a inclusão de práticas sustentáveis em organizações públicas, privadas e do terceiro setor.

A unidade também é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) em defesa de práticas internacionalmente aceitas nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

**Hospital Estadual de Urgência e Emergência**

Mantido pelo Governo do Estado, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria da Saúde (Sesa), desde dezembro de 2015.

A unidade hospitalar atende nas especialidades de ortopedia, neurocirurgia, neurologia, cirurgia vascular/angiologia, cirurgia geral, anestesiologia, cirurgia torácica, cirurgia bucomaxilofacial, terapia intensiva, clínica médica, nefrologia, infectologia, nutrologia.

São 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 14 de Unidade de Alta Dependência de Cuidados (UADC) e 121 leitos de enfermaria, ambulatório de especialidades cirúrgicas para pacientes que necessitam de reavaliações, serviço de imagem com RX, tomografia, ultrassonografia, ecocardiografia, ecodoppler, endoscopia e colonoscopia, além de serviço de Urgência e Emergência, que funciona 24 horas.

Os pacientes também podem contar com uma equipe multiprofissional com enfermeiros, técnicos em Enfermagem, terapeutas ocupacionais, psicólogos clínicos, assistentes sociais, nutricionistas clínicas, assistentes sociais, fisioterapeutas e fonoaudiólogos, durante o processo de reabilitação.

Fotos: Ademir Ribeiro/Secom-ES

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde