Hospital Estadual de Urgência e Emergência realiza mais de 39 mil atendimentos no Pronto-Socorro

Os dados são de janeiro a novembro deste ano, que aponta também 97% de satisfação dos usuários

Certificado com o segundo nível mais importante de qualidade assistencial do País – Acreditado Pleno (ONA 2) – o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, o alcançou números expressivos de atendimento à população capixaba: de janeiro a novembro deste ano, foram realizados 5.562 procedimentos cirúrgicos, 492.824 exames e 39.070 atendimentos na urgência e emergência (pronto-socorro).

Por trás do volume de atendimento, há uma busca contínua pela excelência na gestão. Neste ano, o HEUE ficou entre os cinco melhores hospitais do 21º ciclo do programa Lean nas Emergências, do Ministério da Saúde, desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi/SUS), e executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês.  O objetivo do projeto Lean nas Emergências é reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos, e em contrapartida, aperfeiçoar o atendimento prestado. A meta é reestruturar 100 serviços de urgência do país até 2020, sendo que neste ciclo, 20 hospitais participam.

Além do programa Lean nas Emergências, o HEUE integrou as atividades do projeto Paciente Seguro, coordenado pelo Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do PROADI-SUS, desde abril deste ano, cujo objetivo é aperfeiçoar a assistência e a segurança do paciente.

“Os números de atendimentos e as conquistas obtidas neste ano refletem um amadurecimento na gestão, agregado ao trabalho em equipe, com foco único na qualidade e segurança dos usuários e dos profissionais”, destacou Paulo Czrnhak, diretor Hospitalar do HEUE”.

Gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, o HEUE é referência em atendimento de trauma. Também em 2019, a unidade hospitalar foi reconhecida com o Prêmio Amigo do Meio Ambiente, com a apresentação do projeto de gestão na dispensação de medicamentos, durante o 12º Seminário Hospitais Saudáveis, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo.

Aprovação de quem mais importa

A qualidade alcançada em 2019 foi reconhecida pelos pacientes atendidos. Os resultados da pesquisa de satisfação dos usuários evidenciam a importância do HEUE para a população do Espírito Santo. Isso porque, de janeiro a novembro deste ano, o hospital obteve 97% de satisfação, segundo pesquisa interna realizada por meio do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU).  Para mensurar a satisfação dos usuários e promover ações de melhorias, urnas são disponibilizadas em vários setores do hospital, como objetivo dos pacientes e acompanhantes registarem sua opinião sobre o atendimento.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde